PASSOU

Câmara aprova verba para Cavalhadas e Semana de Luto Parental

Por Pedro Baccelli | da Redação
| Tempo de leitura: 2 min
Sampi/Franca
Divulgação/Câmara Municipal de Franca
Mesa Diretora da Câmara Municipal de Franca durante a sessão ordinária desta terça-feira
Mesa Diretora da Câmara Municipal de Franca durante a sessão ordinária desta terça-feira

A Câmara Municipal de Franca aprovou quatro propostas durante a sessão ordinária desta terça-feira, 15. Entre elas, está um projeto de lei do prefeito Alexandre Ferreira (MDB), apresentado em regime de urgência, que destina R$ 70 mil para a realização das Cavalhadas de Franca deste ano.

O vereador Marcelo Tidy (MDB) explicou que o projeto não trará novo impacto financeiro ao município. "Nós aprovamos esse recurso quando votamos a LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) do ano passado. Esse dinheiro já está no orçamento fiscal de 2025. A única coisa que estamos fazendo aqui é uma antecipação, votando o valor de R$ 70 mil".

A tramitação em regime de urgência foi aprovada, com apenas a vereadora Marília Martins (PSOL) votando contra. "Sou a favor da manifestação das Cavalhadas, tenho amigos que as compõem, estou falando dessa urgência que mostra uma falta de planejamento no nosso setor cultural."

Tidy, que assinou o pedido de urgência, reiterou que se trata de uma antecipação da verba. "Nesse caso, a gente deixa isenta a responsabilidade do município, porque houve uma falha da organização das Cavalhadas (...) só estamos fazendo uma antecipação para que as Cavalhadas não sejam prejudicadas".

A proposta foi aprovada por unanimidade.

Luto Parental

Os vereadores também aprovaram o projeto de lei de Gilson Pelizaro (PT) que institui a Semana Municipal de Conscientização sobre o Luto Parental. A proposta prevê ações voltadas à reflexão e ao acolhimento de pais e responsáveis que perderam filhos.

Entre as atividades sugeridas estão palestras, debates, encontros, audiências, campanhas e workshops, a serem organizados pela rede pública. A celebração será na primeira semana de julho.

Outros projetos

Também foi aprovado o projeto de Leandro O Patriota (PL) que amplia o Programa do Centro de Voluntários. A proposta permite que voluntários passem a atuar em UBSs (Unidades Básicas de Saúde), UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) e prontos-socorros. Atualmente, a atuação é no Hospital do Câncer.

Por fim, a Associação GAA (Grupo Amparo e Alívio) foi reconhecida como de utilidade pública. A entidade presta apoio a pessoas em situação de vulnerabilidade. A proposta é do vereador Kaká (Republicanos).

Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Comentários

3 Comentários

  • APARECIDO DONIZETE NUNES 16/07/2025
    ESSA É A NOSSA CAMARA MUNICIPAL , QUE COISA RIDICULA, FALAR O QUE MAIS DEPOIS DE UMA PRESEPADA DESSA.
  • Hélio 16/07/2025
    Dinheiro público para fazendeiros tradicionais cavalgarem as suas vistosas montarias tratadas melhor que as crianças de periferia na festa dos cristão contra os mouros. Só por isso dessa vez eu vou torcer para os mouros ganharem, oremos....
  • GG Francisco 16/07/2025
    Cavalhada sempre foi a festa montada das elites das famílias rurais tradicionais e a maioria de montadores são de mauricinhos e patricinhas de familias de fazendeiros milionários que participam tbm dos glamurosos jogos de Polo Equestre onde, nesse, o populacho não é convidado. Notem que eles transportam as suas montarias premiadas em suntuosos reboques acoplados em vistosas pick-ups caríssimas, pessoas das elites rurais que tem sobrando que não precisam de dinheiro público para nada. Ainda bem que são só 70 mil reais liberado, dinheiro de pinga para essa classe se divertir, enquanto o povão assiste comendo churros e pipoca. Mas eu acho que essa gente não precisava disso de dinheiro público. Mas tudo bem, são os cristãos vencendo os morros, né?, o importante é isso, o padre benzer a coisa, levar uma casquinha tbm e ter o dinheiro liberado pra encher de diesel S-10 o tanque da RAM e da Hilux.