Nos dias 2 e 3 de agosto, Franca será palco de um dos mais antigos espetáculos populares do interior paulista: as Cavalhadas. Realizado pelo Clube das Cavalhadas da Franca com apoio da Prefeitura, o evento é gratuito e acontecerá no Parque de Exposições “Fernando Costa”, reunindo centenas de espectadores para reviver uma tradição que atravessa quase dois séculos.
Encenadas na cidade há 194 anos, as Cavalhadas celebram a simbólica batalha medieval entre cristãos e mouros, inspirada em episódios históricos que marcaram a Europa há mais de mil anos. O enredo é baseado no poema épico A Canção de Rolando, que conta a resistência liderada por Carlos Magno na Península Ibérica, envolvendo conquistas, fé e conversões religiosas.
No gramado do parque, 27 cavaleiros montados em cavalos ricamente ornamentados encenam o duelo: de um lado, cristãos com trajes azuis; de outro, mouros em vermelho. No centro da história está Floripes, a princesa moura que se converte ao cristianismo e promove a paz, encerrando o conflito e unindo os povos.
A grandiosidade do espetáculo não se resume aos dias de apresentação. Os ensaios já começaram e também são abertos ao público, às quartas-feiras, às 19h30, e aos domingos, às 9h, também no Parque de Exposições.
Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.