Com a missão de preparar Franca para os desafios do futuro e inserir jovens talentos no mercado tecnológico, o projeto Franca Digital tem mudado histórias desde sua criação, em 2019. Ao longo destes quase seis anos, a iniciativa gratuita já capacitou 200 alunos do ensino médio da rede pública e se consolida como uma das principais portas de entrada para o primeiro emprego na cidade.
O programa surgiu da percepção de que faltavam profissionais qualificados na área de tecnologia em Franca, ao mesmo tempo em que havia um grande potencial nas escolas públicas. Desde então, o Franca Digital tem oferecido formação técnica a estudantes com bom desempenho escolar, abrindo caminhos para que ingressem no mercado de trabalho com mais preparo e perspectiva de futuro.
Com aulas realizadas no Centro Universitário Uni-Facef, o curso é resultado de uma parceria entre empresas locais, com apoio do Magazine Luiza. A formação tem carga horária de quatro horas semanais e duração de dois semestres. Além de programação, os alunos aprendem sobre educação financeira, empreendedorismo, projeto de vida e como elaborar um currículo profissional.
Destinado a jovens de 16 a 18 anos, o programa promove também palestras e treinamentos com temas atuais, além de atuar diretamente com o mercado local para garantir oportunidades reais de inserção profissional. Muitos dos alunos formados já estão empregados em empresas da cidade, inclusive em áreas relacionadas à tecnologia.
Ana Paula Riqueti, de 21 anos, que integrou a 1ª turma, lembra que começou sem conhecimento algum em tecnologia. “Hoje atuo com gestão de contratos e documentos. Além disso, o projeto foi essencial no meu autoconhecimento”, disse, via assessoria de imprensa. Já Lucas Pedrogão, de 18 anos, resume a experiência: “Aprendi muito sobre tecnologia, mas, muito mais que isso, o projeto me desenvolveu também no aspecto pessoal e social”, afirmou, também através da assessoria do projeto.
Como apoiar
Empresas interessadas podem colaborar com o programa de duas maneiras: custeando a formação de um aluno ou oferecendo vagas de estágio e trabalho aos formandos.
Mais informações estão disponíveis pelo telefone (16) 99130-7226 ou pelo e-mail projetofrancadigital@gmail.com.
Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.