A Prefeitura de Franca, por meio da Secretaria de Inovação e Desenvolvimento, está promovendo mais uma edição do programa "Franca Mais Moda", com o objetivo de apoiar o crescimento do setor de confecções, um dos mais relevantes da economia local. A cidade conta atualmente com mais de 1.400 indústrias ativas no ramo, que movimentam empregos, renda e consolidam Franca como um polo regional da moda.
Em sua 4ª edição, o Franca Mais Moda foi estruturado com base em demandas identificadas em reuniões com empresários do setor, principalmente pequenos e médios. Entre as prioridades, estão ampliar os canais de comercialização, garantir o acesso a informações atualizadas sobre tendências e promover visibilidade por meio de eventos.
Parcerias estratégicas e ações práticas
O programa conta com a colaboração de instituições como Acif, Sebrae, Senai, Senac, Assintecal e o shopping. A primeira etapa ocorreu em maio, com a instalação de uma Loja Colaborativa dentro do shopping durante o período do Dia das Mães, uma das datas mais movimentadas do varejo, permitindo que marcas locais vendessem diretamente ao público e aumentassem sua visibilidade.
Capacitações gratuitas em agosto
Nos dias 5 e 6 de agosto, o Senai será palco de uma programação gratuita, aberta ao público, com palestras e workshops voltados para profissionais da moda. Serão abordados temas como:
- Tendências do inverno 2026 (com apresentação da Assintecal);
- Aplicações de inteligência artificial na moda;
- Modelagem e padronização de medidas;
- Estratégias de confecção.
As inscrições para participar podem ser feitas na Secretaria de Inovação e Desenvolvimento ou na Acif.
Desfile em Franca
O grande destaque da edição deste ano será o desfile de marcas locais, programado para o dia 13 de agosto, na Praça dos Pássaros do shopping. Com 15 vagas abertas para empresas de todos os portes, o evento será uma vitrine para a criatividade, qualidade e identidade da moda francana.
Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.