AUTORIDADES

Fórum reúne cúpula policial sobre segurança no campo em Franca

Por N. Fradique | da Redação
| Tempo de leitura: 2 min
Sampi/Franca
N. Fradique/GCN
Secretário Guilherme Derrite participando por videoconferência do fórum realizado em Franca
Secretário Guilherme Derrite participando por videoconferência do fórum realizado em Franca

Franca sediou um fórum para discutir segurança no campo em Franca nesta quarta-feira, 25, em um hotel da cidade. O evento reuniu toda a cúpula das forças de segurança, envolvendo a Polícia Militar, Polícia Civil, políticos e instituições.

A ausência ficou por conta do secretário de Segurança do Estado de São Paulo, Guilherme Derrite, que era aguardado no evento. Ele justificou que um compromisso em São Paulo o impediu de estar em Franca. No entanto, o secretário participou da reunião por videoconferência.

Por conta do compromisso, Derrite foi o primeiro a falar. Ele apresentou ações já adotadas pelo Governo do Estado para reforçar a segurança no campo, especialmente durante o escoamento da safra de café. A principal novidade foi o anúncio de uma nova resolução, que deve ser assinada em agosto, quando ele pretende visitar Franca.

“Estarei aí no mês de agosto em Franca, para que a gente possa assinar uma resolução conjunta da Secretaria de Segurança Pública e da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, institucionalizando a operação Safra Segura, que nós faremos todos os anos da nossa gestão (...) para que essa operação entre no calendário obrigatório anual da Secretaria de Segurança Pública”, disse Derrite.

Na sequência, o comandante da CPI-3 (Comando de Policiamento do Interior), Paulo Henrique Beltrami, e o diretor do Deinter-3 (Departamento de Polícia Judiciária de São Paulo Interior), Jorge Amaro Cury Neto, reforçaram o compromisso com a segurança na zona rural dos municípios da região de Franca. “Nós estamos em um fórum para buscar caminhos seguros não apenas para a safra, mas para a legislação e para o sistema jurídico. Somos escravos da lei e temos que melhorar o sistema de leis”, disse Jorge Cury.

Beltrami destacou que a maior incidência de furtos e roubos referentes a sacas de café é à noite, e a Polícia Militar já conta com equipamentos para detectar o crime. “Nós estamos realizando patrulhamento com drones com visão noturna, acompanhando tudo na tela do computador. A gerência pretende ampliar esse serviço.”

O fórum contou também com a presença do prefeito de Franca, Alexandre Ferreira (MDB); do prefeito de Ribeirão Preto, Ricardo Silva (MDB); do presidente do Sindicato Rural de Franca, José Henrique Mendonça; entre outros prefeitos e vereadores da região, além de oficiais das polícias militares, rodoviária e ambiental; comandantes da Polícia Civil de Franca e delegados. O evento foi organizado pela EPTV.

Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Comentários

Comentários