
Sem projetos de lei na pauta da sessão ordinária desta terça-feira, 24, os vereadores da Câmara Municipal de Franca analisarão cinco requerimentos – pedidos de informações direcionados à prefeitura – e oito Moções de Congratulações, Louvor ou Aplausos. Entre os homenageados estão a Diocese de Franca, Grupo Santa Casa de Franca e Lar São Vicente de Paulo.
A moção, de autoria de Fransérgio Garcia (PL) e Kaká (Republicanos), homenageia os 54 anos de história da Diocese de Franca, atualmente sob a liderança de Dom Paulo Beloto. A instituição conta com 45 paróquias, além de capelas urbanas e rurais. A Diocese também é composta por movimentos como o Encontro de Casais com Cristo, Caminho Neocatecumenal, Cursilhos, Renovação Carismática, Focolares, Hallel, Legião de Maria, Pastoral da Criança, Pastoral Carcerária, Pastoral da Sobriedade, Pastoral da Comunicação, entre outros. Antes de Dom Paulo, a Diocese foi conduzida por Dom Diógenes, Dom Caetano Ferrari e Dom Pedro Luiz Stringhini.
Também em clima de aniversário, o Grupo Santa Casa de Franca completa 128 anos. Os vereadores Andrea Silva (Republicanos) e Kaká, autores da moção, justificam a homenagem pela excelência no atendimento pelo SUS (Sistema Único de Saúde) em Franca e em outros 21 municípios da região.
A instituição, que administra os hospitais Geral, do Câncer e do Coração, conquistou o selo ANGELS AWARD - Diamond (AVC), o título de Hospital Amigo da Criança, o reconhecimento como Hospital de Ensino, a Certificação Ouro do Banco de Leite Humano e o Selo SUStentáveis. No setor de maternidade, são realizados, em média, 2,8 mil partos por ano, e ela possui o único lactário da região, que oferece alimentação segura para os recém-nascidos.
Por fim, o presidente da Câmara, vereador Daniel Bassi (PSD), propõe uma moção ao Lar São Vicente de Paulo pelos 120 anos de serviços prestados à população.
Fundado em 1905, o Lar oferece acolhimento gratuito e permanente a idosos que se encontram em situações de risco social, abandono, negligência ou fragilidade. A celebração dos 120 anos acontece no dia 19 de julho de 2025. A entidade, reconhecida como ILPI (Instituição de Longa Permanência para Idosos), conta com equipe multidisciplinar e desenvolve atividades culturais, espirituais e recreativas voltadas à saúde física e mental dos assistidos. Com apoio da comunidade e parcerias com o Poder Público, o Lar segue aprimorando sua estrutura e qualidade de atendimento, sempre com foco na dignidade, no bem-estar e na longevidade de seus moradores.
Os trabalhos na sessão ordinária desta terça-feira iniciarão às 9 horas, com o expediente, leitura de documentos e uso da Tribuna. No período da tarde, a partir das 14 horas, serão realizadas as discussões e votações das matérias constantes na ordem do dia.
Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.
Comentários
2 Comentários
-
Darsio 24/06/2025Ohhhhhh! Que belíssima atuação dos nossos digníssimos vereadores! Nossa cidade não possui qualquer demanda por melhoria e, a saúde, por exemplo, caminha as maravilhas. Fico feliz por essa grandiosa atuação dos vereadores e, tenho a certeza absoluta de que trabalhar para lhes pagar salários maravilhosos e privilégios múltiplos é algo muito bom.
-
Stardust 23/06/2025Que bom A cidade quase não tem problema E esses párias só na mamata