Moradores do bairro São Luiz II, zona leste de Franca, estão indignados com uma queimada registrada nessa terça-feira, 13, a mata localizada na rua José Franchini, área que, segundo os moradores, pertence ao município. Eles dizem que o fogo tomou conta de uma área local, provocando uma densa fumaça que se espalhou pela vizinhança.
“Isso é um absurdo para quem tem asma e bronquite. A fumaça entra dentro de casa e ninguém consegue respirar direito”, contou uma moradora afetada. Diversos residentes relataram crises respiratórias e desconforto, principalmente entre crianças e idosos, mais vulneráveis aos efeitos da fumaça.
De acordo com a mesma moradora, o indivíduo que colocou fogo na mata não foi identificado. O motivo, segundo ela, seria a tentativa de queimar lixos e entulhos acumulados na área. O fogo foi controlado rapidamente e não chegou a se espalhar, evitando maiores danos.
Apesar disso, a situação deixou os moradores apreensivos. Além dos riscos à saúde, a população teme que novos episódios possam ocorrer, especialmente durante o período de seca.
A prática de queimadas em áreas urbanas é proibida por lei municipal e pode gerar multa. Além dos danos ambientais, o fogo pode causar problemas respiratórios, especialmente em crianças, idosos e pessoas com doenças crônicas.
Opções de descarte consciente
Ecopontos – Para recicláveis e pequenos volumes de entulho:
Funcionamento de segunda a sábado, das 7h às 19h, e domingos das 8h às 14h
- City Petrópolis: Av. São Pedro, 1.231
- Jardim Luiza: Av. Ida Zero Zaninelo, s/n
- Jardim Portinari: Av. Hotto Paiva, quadra 34
- Parque das Esmeraldas: Rua Geraldino Augusto Machado x Av. Higino Furini
Aterro de Galhos – Recebe restos de poda e galharia
- Av. Sidney Romeu de Andrade, após a Penitenciária, próximo à pista de aeromodelismo
Atendimento: segunda a sexta, das 8h às 16h30
Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.