SESSÃO DESTA TERÇA

Câmara vota Dia do Flashback e Frente Parlamentar da Agropecuária

Por Pedro Baccelli | da Redação
| Tempo de leitura: 2 min
Sampi/Franca
Divulgação/Câmara Municipal de Franca
Sessão ordinária da Câmara Municipal de Franca
Sessão ordinária da Câmara Municipal de Franca

Girls Just Want To Have Fun (Cyndi Lauper), Ghostbusters (Ray Parker Jr), I Will Survive (Gloria Gaynor), Oh! Pretty Woman (Roy Orbison) e Y.M.C.A (Village People). A sessão ordinária da Câmara Municipal de Franca desta terça-feira, 12, já tem até trilha sonora. O vereador Walker Bombeiro das Libras (PL) quer instituir o Dia Municipal do Flashback. No embalo da nostalgia, os parlamentares ainda discutirão temas como a criação da Frente Parlamentar da Agropecuária, a prioridade na matrícula de irmãos na mesma escola e políticas públicas para pessoas com doenças e síndromes raras.

O Dia Municipal do Flashback, caso aprovado, será celebrado anualmente em 7 de julho. O objetivo é valorizar a cultura musical das décadas de 1960 a 1990, além de reconhecer sua influência no desenvolvimento cultural e promover atividades que preservem e divulguem esse patrimônio imaterial.

“O Poder Público poderá apoiar, promover ou incentivar eventos culturais, ações educativas, exposições, encontros musicais e demais atividades alusivas ao Dia do Flashback, em articulação com a sociedade civil, artistas e coletivos culturais”, diz o texto do projeto.

Frente Parlamentar da Agropecuária

O presidente da Câmara, vereador Daniel Bassi (PSD), protocolou um projeto de resolução que, se aprovado, criará a Frente Parlamentar da Agropecuária. O objetivo é promover o debate e a articulação de ações que fortaleçam o segmento no município.

A frente será presidida pelo 1º signatário da proposta, sendo o 2º signatário o vice-presidente e o 3º signatário o relator. A composição será pluripartidária, com vereadores interessados nas questões relacionadas à agropecuária.

Vagas em escolas

O projeto de lei do vereador Leandro O Patriota (PL) propõe garantir o direito de prioridade de matrícula a irmãos, sejam biológicos ou adotivos, na mesma escola, desde que haja vagas nas turmas dos anos escolares desejados.

Caso não haja vaga na mesma instituição, os irmãos terão prioridade de matrícula na unidade mais próxima de suas residências. Se também não houver vaga nessa, a preferência será dada às escolas com a menor distância entre si. 

Pessoas com Doenças e Síndromes Raras

Por fim, Walker Bombeiro das Libras propõe a criação da Política Municipal de Atenção às Pessoas com Doenças e Síndromes Raras, com o objetivo de promover a qualidade de vida, o acesso a direitos e a inclusão social das pessoas diagnosticadas com essas condições, bem como de suas famílias. A política seguirá as seguintes diretrizes:

  • Promoção da atenção integral e humanizada nos serviços públicos municipais;
  • Estímulo à capacitação de profissionais das áreas de saúde, educação e assistência social;
  • Realização de campanhas de conscientização e informação;
  • Apoio psicossocial às pessoas diagnosticadas e às suas famílias;
  • Incentivo à criação de cadastros informativos, respeitada a legislação de proteção de dados pessoais.

A implementação dessa política poderá ser realizada por meio de ações integradas entre as secretarias, e a Prefeitura de Franca poderá firmar convênios ou parcerias com entidades públicas ou privadas.

Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Comentários

6 Comentários

  • Jéssica 13/05/2025
    Sério isso????? Claramente quer agradar um público que lota o Castelinho nos bailes e garantir o próximo voto, vereador inteligente... Parabéns
  • ADILSON 13/05/2025
    Isso é verdade ? ou é piada ? vindo desse partido , tudo é possivel ..... a cidade cheia de buracos , iluminação precarias , ruas não tem placas de nomes , saude caos , não bastasse uma que defende cachorros , agora vem o nostagico .... politicos de franca eterna piada
  • Darsio 12/05/2025
    Meu Deus do céu! Os caras recebem o dobro de auxílio alimentação pago aos servidores municipais, praticamente mais que o quadruplo do salário que é pago a professores e, comparecem um único dia semanalmente a Câmara para ficar propondo e aprovando projetos que, de tão inexpressivos não servem nem para limpara bunda? Oras! Vão trabalhar de verdade e, por conta disso vão as escolas , aos prontos-socorros, as ruas etc para se aterem dos reais problemas que atingem a cidade e com isso propor projetos decentes!!!
  • Rubens 12/05/2025
    Parabéns aos que gastaram seu voto elegendo alguém que utiliza um cargo de suma importância, para defender a aprovação do dia do \"Flash Back\". Isso mesmo. Parece piada, mas é verdade. Valorizar a \"cultura\" estrangeira que nos é enfiada \"goela abaixo\" diariamente. Sem noção do ridículo.
  • Edmilson Sanches 12/05/2025
    Nossa, quanto projetos importantes sendo votados. Ainda bem que os autores dos proijetos foram divulgados, assim a população, se for inteligente, dara um belo chute na parte traseira desses vereadores nas próximas eleições. mas tenho duvidas quanto a inteligencia , visto em quem votaram nas ultimas eleições.
  • Que vergonha 12/05/2025
    Em meio a tantos problemas SÉRIOS a serem enfrentados na nossa Cidade, apenas palavras me ocorrem ao ler esta reportagem: MEU DEUS DO CÉU !!!!