SAÚDE

'Café com Afeto' promove acolhimento e saúde mental em UBS

Por Pedro Dartibale | da Redação
| Tempo de leitura: 1 min
Sampi/Franca
Divulgação/Prefeitura de Franca
Atendimento do 'Café com Afeto', oferecido na região da UBS São Domingos/Paineiras
Atendimento do 'Café com Afeto', oferecido na região da UBS São Domingos/Paineiras

Com temas voltados ao bem-estar, autoestima, autocuidado e saúde mental, o projeto “Café com Afeto” tem transformado o atendimento oferecido na região da UBS São Domingos/Paineiras, região norte de Franca. Realizado com apoio de alunos do curso de medicina, o grupo promove rodas de conversa mensais, seguidas por dinâmicas e uma confraternização com café, criando um ambiente de acolhimento e escuta ativa.

Vanessa Pereira Silva, diretora da unidade, explica que a iniciativa surgiu diante do aumento na demanda por atendimentos psicológicos. “Notamos que muitos pacientes precisavam expressar o que estavam sentindo. Com o grupo, eles compartilham vivências acompanhados de profissionais, sendo o início de uma terapia”, afirmou.

A dona de casa Maria das Dores, uma das participantes, relata que encontrou no projeto um espaço importante para cuidar da mente. “Participo de outras atividades da Prefeitura, mas o ‘Café com Afeto’ é especial. Ouvir e ser ouvida faz muito bem”, contou.

Durante os encontros, que ocorrem toda primeira quinta-feira do mês, às 9h, os profissionais identificam casos que demandam atenção mais urgente. “Se necessário, já encaminhamos o paciente para triagem com o psicólogo e possível consulta médica”, disse Vanessa.

Ana Carolina Garcia Brás, enfermeira e docente do Uni-Facef, destaca que o grupo surgiu em um momento crucial. “A demanda por saúde mental aumentou após a pandemia, e o ‘Café com Afeto’ tem sido uma resposta eficiente, com escuta, orientação e vínculos”, afirmou.

Os encontros têm duração de uma hora e meia e são abertos a todos os interessados, mesmo que não estejam em acompanhamento. A UBS São Domingos/Paineiras está localizada na rua Maria Aparecida Veríssimo, e funciona de segunda a sexta, das 7h às 19h.

Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Comentários

Comentários