Desde segunda-feira, 5, mais de 792,5 mil estudantes da rede estadual de ensino de São Paulo iniciam a segunda fase da Omasp (Olimpíada de Matemática do Estado de São Paulo). Os alunos foram classificados com base nas notas obtidas na Prova Paulista do primeiro bimestre e têm até esta quarta-feira, 7, para concluir a avaliação.
Na região de Franca, 11,4 mil estudantes participam da etapa, que consiste em uma prova online com 20 questões de múltipla escolha. As perguntas abordam raciocínio lógico e aplicações matemáticas no cotidiano, seguindo modelo semelhante ao da OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas). O grau de dificuldade varia conforme o ano escolar dos participantes.
Promovida pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, a Omasp chega à sua segunda edição com a expectativa de premiar 125 mil estudantes com medalhas de ouro, prata e bronze. A seleção levará em conta os 5% com as melhores notas em cada município paulista.
A iniciativa não se limita aos alunos: professores, escolas e diretorias regionais de ensino também serão reconhecidos. As diretorias que alcançarem mais de 90% de participação ou superarem a adesão da edição anterior receberão o “troféu olímpico”.
Os medalhistas de ouro da segunda fase garantirão vaga na terceira e última etapa da Omasp, prevista para o segundo semestre. Esses alunos terão acesso a aulas intensivas com especialistas em competições matemáticas e poderão ser indicados para representar o estado na OBM (Olimpíada Brasileira de Matemática).
Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.