Usuários da rede pública de saúde de Franca enfrentaram nas últimas semanas dificuldades recorrentes para conseguir atendimento nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e demais serviços do SUS, como Pronto-socorro "Álvaro Azzuz" e as UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) do Jardim Aeroporto e Anita, devido a falhas no sistema informatizado. A Prefeitura disse que tomou providências, como a troca de servidor, para resolver o problema.
Um morador de Franca disse, há duas semanas, que tentou marcar consulta quatro vezes, mas sempre se deparou com a mesma situação: longas horas de espera - segundo ele, de até três horas -, para, ao final, ser informado de que o sistema caiu. “Perco o dia de trabalho e eles não me atendem. Nem atestado fornecem”, relatou.
A situação se repetiu em várias unidades de saúde da cidade, e não apenas em uma UBS específica.
O que diz a Prefeitura de Franca
O Departamento de Tecnologia da Prefeitura de Franca informou, através de nota, que, após instabilidades identificadas nos servidores, foram adotadas medidas para reestabelecer os serviços. Para isso, foi contratada uma empresa especializada no gerenciamento de data centers e a migração está sendo realizada.
Após a troca do sistema, a equipe do portal GCN/Sampi ainda recebeu mais denúncias sobre demora em atendimentos. Entretando, a o Departamento de Tecnologia da Informação informou que não há registro de quedas nos sistemas das unidades de saúde, o que foi confirmado pela Secretaria de Saúde.
Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.