
O Sesi Franca Basquete chegou ao Paraná nesta quarta-feira, 23, para enfrentar o Pato Basquete pelas oitavas de final do NBB (Novo Basquete Brasil) 2024/2025. Com retrospecto amplamente favorável para o clube paulista, o clube inicia a fase decisiva em busca do sonhado tetracampeonato consecutivo.
O clube paulista acumula 14 vitórias consecutivas na competição. Essa arrancada classificou Franca na terceira posição da fase regular, com 25 vitórias em 34 jogos. Já o Pato ficou em 14º lugar, com 13 triunfos em 34 partidas.
Retrospecto
No histórico recente de confrontos entre as equipes, o Franca venceu os dois jogos da fase regular contra o Pato. No ginásio “Pedrocão”, em 28 de outubro de 2024, a vitória paulista foi por 93 a 70. Já fora de casa, em 5 de abril, o resultado foi 76 a 67.
Ampliando o recorte para os anos do tricampeonato do Franca no NBB, o Touro ainda leva a melhor: foram cinco vitórias em seis jogos. O único triunfo dos paranaenses nesse período de ouro dos francanos aconteceu na temporada 2023/2024, quando venceram em casa por 87 a 83.
O retrospecto também não ajuda o Pato nas fases decisivas. Nas últimas quatro temporadas do NBB, a equipe paranaense foi eliminada ainda nas oitavas de final — duas vezes pelo Bauru, uma pelo Paulistano e outra pelo Corinthians.
Franca, por sua vez, tem o desafio de virar a chave após perder para o Flamengo na BCLA (Basketball Champions League Americas). Com a derrota por 91 a 67 no Rio de Janeiro (RJ), na sexta-feira, 18, os comandados de Helinho Garcia conquistaram o terceiro lugar ao vencerem o Instituto Córdoba, da Argentina, por 74 a 59, no último sábado, 19. A equipe rubro-negra se sagrou campeã ao derrotar o Boca Juniors, da Argentina. A competição oferece ao ganhador uma vaga na Copa Intercontinental, o “Mundial de Clubes”, em 2025.
“Acho que tentamos esquecer o que passou na Champions. O nosso time estava um pouco de luto, e a gente realmente precisava estar assim. Mas acho que hoje conseguimos estar um pouco mais descontraídos e focados totalmente nos playoffs”, disse o capitão do time, o ala-pivô Lucas Dias.
Dias ressaltou o pouco tempo de descanso, mas que é momento da equipe se sobressair. “A gente tem que dar uma força total, dar um gás aí, dar uma recuperada. Sabemos que a viagem é muito longa e que estamos vindo de uma sequência bastante pesada de ritmo de jogos e com pouco tempo de descanso”.
O Franca Basquete chegou em Chapecó (SC) por volta das 10 horas desta quarta-feira, 23. A viagem terminou em Pato Branco (PR) às 13 horas.
Time completo
Com exceção do ala-armador Zu Jr., que sofreu uma ruptura do tendão de Aquiles da perna esquerda e está afastado desde novembro de 2024, o técnico Helinho Garcia contará com o elenco completo para enfrentar o Pato.
“Chegamos ao momento mais importante da competição, que são os playoffs, da melhor forma: com todos os atletas à disposição para jogar. Isso nos credencia e nos dá a confiança necessária para que possamos entrar com toda a determinação e intensidade nos playoffs, buscando, primeiro, vencer os três jogos das oitavas, depois avançar para as quartas, vencer mais três jogos e, claro, conquistar o nosso principal objetivo: o tetracampeonato”, afirmou Helinho.
Os jogadores do Franca Basquete treinarão às 19h30 desta quarta-feira, e às 10 horas desta quinta-feira, 24.
Tetracampeonato
Se o Franca Basquete for campeão nesta temporada, será o quarto título consecutivo da equipe no NBB. Com isso, o time igualaria o Flamengo como o maior vencedor em sequência da competição.
Hoje, o Rubro-Negro carioca é o maior campeão, com sete títulos. Atrás, empatados na segunda posição, estão Franca e Brasília, com três conquistas cada um.
Devido ao chaveamento, paulistas e cariocas podem se enfrentar nas semifinais do NBB.
Confira os dias e horários de Franca e Pato Basquete
- Jogo 1: 24 de abril (quarta-feira), às 19h30 – Ginásio do Sesi, em Pato Branco (PR)
- Jogo 2: 29 de abril (segunda-feira), às 20h – Pedrocão, em Franca
- Jogo 3: 1º de maio (quarta-feira), às 19h – Pedrocão, em Franca
- Jogo 4 (se necessário): 4 de maio (sábado), às 11h – Ginásio do Sesi, em Pato Branco
- Jogo 5 (se necessário): 7 de maio (terça-feira), às 20h – Pedrocão, em Franca
Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.