MATO e LIXO

Franca notifica 4,8 mil donos de terrenos por sujeira em um ano

Por Pedro Dartibale | da Redação
| Tempo de leitura: 1 min
Sampi/Franca
Divulgação/Prefeitura de Franca
Um dos terrenos notificados pela Prefeitura de Franca
Um dos terrenos notificados pela Prefeitura de Franca

A Prefeitura de Franca notificou, ao longo de 2024, mais de 4.800 proprietários de terrenos particulares para que realizassem a limpeza de seus imóveis. A ação é conduzida periodicamente pela Vigilância Sanitária, sob coordenação da Secretaria de Saúde.

Segundo os dados divulgados na última semana, 206 donos de terrenos ignoraram o chamado e foram autuados. Os casos foram encaminhados à Secretaria de Meio Ambiente, que poderá realizar a limpeza e cobrar os custos dos proprietários.

Na última sexta-feira (18), um novo edital de notificação foi publicado no Diário Oficial do Município, listando cerca de 65 imóveis. Para acessar a lista, basta clicar aqui.

Os notificados têm um prazo de 15 dias, a partir da publicação do edital, para providenciarem a limpeza, de acordo com o Código de Posturas do Município.

Caso a limpeza não seja realizada, a Prefeitura de Franca aplicará multa e, se o serviço for executado pela Secretaria Municipal de Serviços e Meio Ambiente, o responsável terá de arcar com o pagamento do valor de 0,064 da UFMF (Unidade Fiscal do Município de Franca) por metro quadrado do imóvel.

Os valores do serviço feito pela secretaria podem chegar a R$ 988,60 para imóveis padrão, com área de 200 metros quadrados, além da multa de R$ 536,27, que pode ir para Dívida Ativa se não for paga.

Ao todo, são 28 bairros onde se encontram os terrenos notificados. Entre eles, estão Santo Agostinho, Cidade Nova, Jardim Natal I, Jardim Noêmia, Jardim Piratininga, Aeroporto I, II e IV e Residencial Palermo.

Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Comentários

2 Comentários

  • Murilo Souza 23/04/2025
    Parque universitário está uma floresta. Inadmissível
  • Thiago 23/04/2025
    E quantos foram multados? Poderiam divulgar? Tenho realizado denúncias formais há 4 anos, sobre os mesmos imóveis abandonados em meu bairro. Ainda que os proprietários sejam notificados, ficou comprovado que o processo para por aí. Ou seja, favorecem os especuladores de imóveis na cidade. Se eu estiver errado, peço que publiquem quantos imóveis foram de fato multados nesse mesmo período.