
O Detran (Departamento Estadual de Trânsito) de São Paulo realizou em Franca, no último sábado, 12, uma operação de fiscalização voltada ao combate da combinação entre álcool e direção. A ação contou com o apoio das polícias Militar, Civil e Científica, e resultou na abordagem de 666 veículos.
A operação foi realizada em dois pontos: no cruzamento da avenida Brasil com a rua Rodrigo Mazon, no bairro Vila Aparecida, e na avenida Aparecida Maia de Pádua, no bairro Morada do Verde. O principal objetivo é reduzir e prevenir acidentes de trânsito provocados pelo consumo de bebidas alcoólicas.
De acordo com o Detran, foram registradas 29 autuações: 27 por recusa ao teste do bafômetro e duas por conduzir sob efeito de álcool.
Conforme os artigos 165 e 165-A do CTB (Código de Trânsito Brasileiro), tanto dirigir sob efeito de álcool — quando o teste do etilômetro indica 0,34 mg/L ou mais de álcool no ar expelido —, quanto se recusar a realizá-lo constituem infrações gravíssimas.
Em ambos os casos, a multa é de R$ 2.934,70, e o motorista ainda responde a processo de suspensão da carteira de habilitação. Em caso de reincidência no período de 12 meses, o valor da multa será duplicado.
Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.