
Aos 30 anos, Anderson Dezidério da Silva, o Tico, assinou seu primeiro contrato profissional. Vindo do futebol varzeano, conquistou a titularidade da camisa 6 da Associação Atlética Francana, calou os críticos e se destacou como um dos melhores jogadores da Veterana no Campeonato Paulista da Série A3 de 2025. Mais do que isso, desbancou um atleta indicado pelo pentacampeão Gilberto Silva, titular da seleção brasileira na Copa do Mundo de 2002.
Natural de Franca, Tico é casado e pai de uma filha. Dono de uma empresa de limpeza de piscinas, ele aceitou dar um tempo em suas atividades para defender a camisa esmeraldina no estadual. “Foi muito gratificante. Trabalhamos muito na pré-temporada, preparei-me bastante para poder jogar profissionalmente”, disse o jogador ao portal GCN/Sampi.
Antes de assinar o contrato com a Veterana, Tico havia acabado de ser campeão do Campeonato Varzeano de Franca de 2024, jogando pelo Planalto, equipe da zona Leste de Franca.
O lateral esquerdo jogou 14 partidas pela Francana na primeira fase; ficou de fora apenas na última rodada, ao cumprir suspensão pelo terceiro cartão amarelo. Com isso, Jhonny Lira, jogador indicado por Gilberto Silva, pôde ser escalado como titular na equipe esmeraldina pela primeira vez.
“Eu me preparei bastante; também o professor (Wantuil Rodrigues) me deu total confiança. Sou torcedor da Francana. Joguei nas categorias de base da Francana, e para mim é um sonho realizado”, contou Tico.
O próprio Wantuil Rodrigues disse que Tico foi um dos destaques da Veterana na competição e apresentou bons números nas estatísticas, sempre realizadas a cada rodada. Wantuil acrescentou que o lateral despertou o interesse de outros clubes do interior, sem citar quais.
Sobre o futuro, Tico mostrou a mesma habilidade que apresentou com a perna canhota nas partidas da competição. “Essa parte deixo nas mãos da diretoria. Certamente decidiremos o que for melhor para todos, mas espero continuar na Francana”.
A Veterana contou com mais três jogadores nesta A3, que atuavam no futebol amador no ano passado, disputando ligas também por Ribeirão Preto: o goleiro Wesley, o zagueiro Rodrigo e o meia Ferreira. Wesley e Rodrigo também foram titulares na Francana na Série A3 deste ano.
Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.