
O cenário político brasileiro de 2025 expõe de forma definitiva a implosão da direita promovida pelo próprio Jair Bolsonaro. Desde sua ascensão como o grande nome do antipetismo até seu inevitável declínio, Bolsonaro não apenas traiu os valores que dizia defender, mas também entregou a direita à desorganização, ao fisiologismo e ao despreparo. Pior: tudo isso sem qualquer perspectiva de futuro, apenas garantindo que, após sua queda, o Partido dos Trabalhadores voltasse ao poder.
A trajetória de Bolsonaro já era previsível para quem observava com atenção. Seu governo não foi estruturado para consolidar uma direita reformista, republicana e com planos de longo prazo, mas sim um projeto de poder personalista e familiar. Sua relação com a Lava Jato é o maior exemplo disso: enquanto se elegeu surfando na onda do combate à corrupção, foi ele quem sabotou a operação para proteger seus próprios aliados e seus filhos. O resultado? A completa destruição da maior operação anticorrupção da história do Brasil e a impunidade generalizada para políticos corruptos.
Com Lula novamente no poder, o resultado da traição de Bolsonaro se torna ainda mais evidente. Mas o que chama atenção é como ele mesmo se tornou um dos principais responsáveis pelo enfraquecimento da direita, ao invés de construir um projeto sólido para derrotar o petismo. Seu envolvimento com figuras do submundo da política, como Valdemar Costa Neto, condenado e preso no escândalo do mensalão ao lado de José Dirceu, evidencia a capitulação completa de um político que prometia romper com o sistema. Hoje, Bolsonaro está refém de Valdemar e do PL, dependendo financeiramente e politicamente de um cacique que já articula sua própria sobrevivência no cenário pós-Bolsonaro. Valdemar não tem qualquer compromisso com o futuro da direita, apenas com sua própria influência e seus negócios dentro do Centrão.
Evidência disso foi a votação recente na Câmara dos Deputados que garantiu a eleição de Hugo Motta, um aliado do PT, para a presidência da Casa. Parlamentares bolsonaristas, a mando de Bolsonaro e Valdemar, votaram no candidato de Lula, escancarando de vez a farsa da suposta "maior oposição que o país já viu".
Enquanto isso, qualquer tentativa de formação de uma direita independente e coerente é sabotada internamente por esses mesmos bolsonaristas, que taxam como traidor e "comunista" qualquer um que ouse mostrar o óbvio.
O despreparo desses parlamentares chega a ser cômico, se não fosse trágico. Disputam entre si para ver quem viraliza mais nas redes com um debate razo sobre pautas morais, enquanto se mostram completamente ineficazes no Congresso. Seus discursos são vazios, suas votações são erráticas e sua única estratégia política é defender Bolsonaro, que, por sua vez, não tem mais qualquer plano além de evitar sua própria prisão. Esse grupo não faz oposição de verdade ao governo Lula, apenas sobrevive de um teatro permanente para a base mais fiel do bolsonarismo.
O pêndulo político sempre se move, e a história recente mostra que a rejeição a governos incompetentes leva a reviravoltas. Em 2016 e 2018, foi o PT que experimentou esse movimento, perdendo espaço para uma nova direita que se apresentava como alternativa. Desde 2022, esse mesmo pêndulo se volta contra Bolsonaro e os que se alinham cegamente a ele. E se essa direita não se reorganizar rapidamente, será arrastada junto com ele para o esquecimento.
A verdade que poucos bolsonaristas querem admitir é que Bolsonaro não tem futuro político. Seu destino é ser preso, e não por ser um mártir da liberdade, mas por seus próprios erros e acordos espúrios. Quando isso acontecer, todos os seus "aliados" que hoje se dizem leais já terão seguido adiante, negociado novos espaços e deixado o capitão para trás (aí está o grande mal de se cercar de mercenários). E quem sofrerá as consequências será a direita, que continuará sem uma liderança forte e sem um projeto político real, deixando o caminho livre para Lula e sua sucessão dentro do PT.
Se quisermos que a direita sobreviva a esse desastre, é urgente que uma nova liderança surja - não só para o pleito de 2026, mas para revigorar os ânimos de uma direita cansada e perdida. Alguém que compreenda que política não se faz apenas com gritaria e populismo barato, mas com estratégia, inteligência e comprometimento com reformas reais. Alguém que não dependa de conchavos com corruptos e que possa representar uma oposição verdadeira ao projeto petista. Se a direita não tomar essa decisão agora, passará anos marginalizada, carregando o peso de um líder caído e completamente desmoralizado.
A questão que fica é simples: vamos permitir que Bolsonaro leve toda a direita consigo para o abismo, ou teremos coragem para romper com esse ciclo e construir algo sólido? O tempo está se esgotando, e o futuro da oposição no Brasil depende da resposta a essa pergunta.
Miguel Francisco é coordenador do Movimento Brasil Livre, estudante de direito na UNESP de Franca e colunista no portal GCN.
Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.
Comentários
14 Comentários
-
Darsio 16/03/2025Além de bater em estudantes, professores, aposentados etc, para que serve mesmo a polícia militar? Ah sim! Para também mentir, dizendo que havia mil pessoas no ato do golpista. Certamente, deve ter colocado uma pessoa sobre a outra, ou melhor, duas pessoas. Seria três, qUtro pessoas sobre a outra. Cinco etc. FLOPOU, MUZINHO !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
-
Darsio 16/03/2025Ei Alex múúúúúúúúú! Segundo o monitor do Debate Público do Meio Digital, do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap), em parceria com a ONG More in Common, foram 18,3 mil pessoas no ato pela anistia do criminoso e golpista Bolsonaro. Viu só Alex múuuuuu! Viu como é diferente quando se cita a fonte e, que a mesma se ampara em métodos científicos? FLOPOU!!! KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK ETC
-
Darsio 16/03/2025Fico a pensar o quanto um sujeito necessita ser destituído de massa encefálica para adorar esse tal Bolsonaro. Veja, que agora a ideia é defender a anistia, não porque houve preocupação e os holofotes fossem para os insanos bolsonaristas que estão presos. Desesperadamente fala-se em anistia unicamente para tentar salvar a pele do Bolsonaro que, tudo indica deverá ser condenado e preso nos próximos meses, caso não fuja para alguma embaixada. E, seu desespero aumenta ainda mais, pois não se observa qualquer iniciativa do cenourão dos EUA em forçar o governo brasileiro a perdoá-lo. E, os idiotas seguidores desse falso messias ainda acham que o movimento é em defesa deles. Bando de idiotas!!! Aliás, será que os bolsonaristas farão mais um PIX de 17 milhões de reais para o Bolsonaro, aumentando ainda mais a sua fortuna conseguida as custas das tetas d Estado, da sonegação, lavagem de dinheiro e parceria com os milicianos cariocas? Bééééééééééé1! Bom dia Alex, em gadês é claro!!!
-
Darsio 16/03/2025Múúúúúú bééééééééééé´múmúmú! Eu disse bom dia em gadês para o Alex da degustação da picanha, aquele sujeito da KKK.
-
Darsio 14/03/2025Alex, Alex!!! Estaria sob o efeito de uma suculenta picanha? De onde tu tirastes esses dados que aponta o bozo favorito para 2026? Da privada de sua casa? Sabemos que tu gostas de se agarrar as genitálias do mito e lhe ficar acariciando, mas menos vai!!!! Mas, diga aí Alex da picanha!!! Você viu o que o Maduro está fazendo na Venezuela, ou seja, batendo em idosos aposentados, além de lhes negar um salário minimamente suficiente para o básico? Ops!! Não é a Venezuela? Ah sim! É a versão Bolsonaro da Argentina, o Milei. Mas, vocês não defendem a democracia? Proibir a manifestação contra o governo é democracia? Mas, não era isso que vocês fizeram, obstruindo rodovias e depredando Brasília? Em o cenourão, Alex da Picanha? Será que o Tarcisão vai colocar o bonezinho do Trump quando ele taxar o etanol paulista? O Zema já deve estar feliz da vida com a taxação do aço. Afinal, Alex da picanha! Viva a nossa pátria! Viva os EUA!!! Viva!!!!!!!!!!!!
-
Alex 11/03/2025Vixi. Os meninos do Movimento do Bumbum Livre vivem em outro mundo. Será que não estão vendo as pesquisas que apontam o Bozo como favorito para as eleições ano que vem, vencendo o Mula e todos os outros adversários políticos. Acho que muita gente viu o vídeo do Dirceuzinho do MBL falando que estão na política somente pelo poder e que não estão nem aí para as necessidades do povo, então não me venha sinalizar virtude onde não tem. Mesmo manobrando covardemente para o tornar inelegível e o perseguindo de maneira suja não conseguiram apagar a força política dele. KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK. E o Zé roberto tá só no copia e cola e está sofrendo com o alzheimer, publicou a mesma coisa duas vezes. KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK.
-
José Roberto 10/03/2025Bolson4azi seu legado e contradições: - Em 1986 foi preso por 15 dias por \"ter ferido a ética, gerando clima de inquietação na organização militar. Não ficou mais tempo preso devido ao corporativismo da justiça militar. Bolsonaro e outro oficial estariam elaborando um plano para explodir bombas-relógios em unidades militares do Rio de Janeiro. Ele foi acusado de cinco irregularidades e teve que responder a um Conselho de Justificação, uma espécie de inquérito, formado por três coronéis. Para não ficar feio junto ao Exército brasileiro se candidatou a vereador pela cidade do Rio de Janeiro, onde começou sua carreira política, sendo que na maioria das vezes que ganhou cargos eletivos boa parte deles foi por URNA ELETRÔNICA e toda vez que ganhou NUNCA reclamou de fraude. Só reclama quando perde? - \"Esse Congresso está mais do que podre\", gritou o então deputado federal Jair Bolsonaro no dia 20 de agosto de 1993. \"Estamos votando uma lei eleitoral que não muda nada. Não querem informatizar as apurações. Sabe o que vai acontecer? Os militares terão 30 mil votos, e só serão computados 3.000\". Disse, Bolsonaro, então filiado ao PPR (Partido Progressista Reformador) de Paulo Maluf. Na Eleição de 2018 o Bolsonaro disse: “Eu ganhei no primeiro turno. Eu falo isso não dá boca para fora, tenho como provar\", afirmou o chefe do Executivo a apoiadores em frente ao Palácio da Alvorada. Até hoje não provou. Lembrando que foi por urna eletrônica que ele ganhou a eleição, sendo que em 1993 ele perdia urna eletrônica por que havia fraude. Ou seja, ele não sabe perder. É um menino birrento que adora fazer cortina de fumaça. - “Deus, pátria e família” era o slogan do movimento fascista Ação Integralista Brasileira (AIB) que apoiava o Hitl3r (ditador do nazism0) e também apoiava o Mussolin1 (ditador italiano). - “Brasil acima de tudo. Deus acima de todos”, é uma inspiração no slogan nazist4 “Deutschland über alles” que está em alemão e significa “Alemanha acima de tudo”. - Em 2021, Bolsonaz1 recebeu e elogiou Beatrix von Storch neta de um ministro do Hitl3r e vice-presidente do partido neon4zista Alternativa para a Alemanda (AfD). - Em 2021, um apoiador de bolsonaz1 citou Hitl3r como exemplo para educação infantil. Ele não reprimiu o apoiador e concordou com a ideia. - O ex-secretário de Cultura de Bolsonaro, Roberto Alvim, reproduziu trechos de um discurso do ministro de propaganda da Alemanha Nazist4, Joseph Goebbels, além disso, imitou o cenário que utilizou Goebbels. - O assessor especial para assuntos internacionais da Presidência da República e amigo de bolsonaz1, o Sr. Filipe Martins, fez um gesto nazist4 durante uma sessão do senado o WP com os dedos que significa White Power, traduzindo seria como supremacia branca ou força dos brancos. - Em 2015, Carlos Bolsonaro, convidou o professor Marco Antônio Santos para discursar na Câmara Municipal do Rio de Janeiro. O professor se vestiu com roupas semelhantes a Hitler e, então, tirou uma foto com Jair Bolsonaz1. - Em 2013 Jair Bolsonaz1 enviou uma carta a um neonazist4 preso em Minas Gerais. - Em 2011, nazist4s paulistas convocaram uma manifestação em defesa das declarações racistas e homofóbicas do então deputado, Jair Bolsonaz1, que ganhou a eleição para deputado por meio das urnas eletrônicas e não reclamou. - Em 2004, Bolsonaz1 enviou uma carta neofascist4s brasileiros, em que dizia: “vocês são a razão da existência do meu mandato” como deputado federal cuja eleição foi por urnas eletrônicas. Também não houve reclamação ou fraude, pois ele ganhou a eleição. - Em 1995, Jair Bolsonaz1, defendeu estudantes do Colégio Militar de Porto Alegre que haviam escolhido, Adolf Hitl3r, líder nazist4, como o personagem histórico mais admirado. – E os atos patéticos como o bater continência do bolson4azi diante da bandeira dos Estados Unidos!? Que patriotismo vira lata é esse?! - O Trump agora tem a taxa como sua principal política de governo. Ele chegou a dizer que tariff é a quarta palavra mais bonita do dicionário, depois de God, love e religion. Se o Brasil faz isso é absurdo. Mas, os EUA podem fazer?! Que patriotismo é esse?! Lembrando que o EUA NÃO TEM SAÚDE PÚBLICA! Se você não tiver dinheiro você simplesmente não é atendido ou morre. Basta ver o documentário Sicko S.O.S Saúde para entender como funciona lá antes de ficar babando para os EUA. - As tarifas, portanto, são PROTEÇÕES do mercado interno PARA VOCÊ BRASILEIRO QUE É EMPRESÁRIO GRANDE OU PEQUENO. Exatamente como no caso de Haddad pretendia. Proteger você. Para você conseguir competir com a China ou outro país estrangeiro. Alguém viu Luciano Hang (Véio da Havan) criticando Haddad por tarifar blusinhas??!?!?!?! Onde estão os memes e as críticas dos economistas defensores do mercado aberto aqui no Brasil? - Onde estão os adeptos do liberalismo econômico, por exemplo, o próprio ex-ministro Paulo Guedes, para criticar o neonacionalismo desenvolvimentista de Trump?! Nossos liberais, por exemplo, os representantes do Partido Novo, aparentemente não estão achando nada de errado com as medidas de Trump. Por que será?!?! Lá pode, aqui não?!?! - A extrema-direita no mundo utiliza os mesmos MÉTODOS para questionar a democracia. Basta ler o livro Como as democracias morrem dos autores Daniel Ziblatt e Steven Levitsky. Também pode ler Os engenheiros do caos: Como as fake news, as teorias da conspiração e os algoritmos estão sendo utilizados para disseminar ódio, medo e influenciar eleições do autor Giuliano Da Empoli. Também é recomendado a leitura de: Uma breve história das mentiras fascistas do autor Federico Finchelstein, entre outros. - Quais são esses MÉTODOS??? Questionar resultado eleitoral com vitória ou derrota, desacreditar a justiça, criar um inimigo muitas vezes imaginário, usar o “grito” como forma de comunicação para não ir nas causas dos problemas reais, criar cortina de fumaça para a população se desviar dos verdadeiros problemas etc.
-
Robson19@gmail.com 08/03/2025PERSEGUIÇÃO POLÍTICA POR PARTE DE UMA CORJA QUE GRITA SEM ANISTIA,A VELHINHAS COM BÍBLIA NA MÃO AO MESMO TEMPO CONDECORA UM FILME QUE DENUNCIA EXATAMENTE ISTO OU SEJA PERSEGUIÇÃO POLÍTICA O BRASIL É ASSIM A \"JUSTIÇA\" DEPENDE DE QUE LADO VOCÊ ESTA.
-
Rodrigo 07/03/2025Comentários infeliz de quem pediu voto nulo e pra eles direita é M B L, que vive lado a lado com Psol, PT, Pcdob
-
José Roberto 07/03/2025Bolson4azi seu legado e contradições: - Em 1986 foi preso por 15 dias por \"ter ferido a ética, gerando clima de inquietação na organização militar. Não ficou mais tempo preso devido ao corporativismo da justiça militar. Bolsonaro e outro oficial estariam elaborando um plano para explodir bombas-relógios em unidades militares do Rio de Janeiro. Ele foi acusado de cinco irregularidades e teve que responder a um Conselho de Justificação, uma espécie de inquérito, formado por três coronéis. Para não ficar feio junto ao Exército brasileiro se candidatou a vereador pela cidade do Rio de Janeiro, onde começou sua carreira política, sendo que na maioria das vezes que ganhou cargos eletivos boa parte deles foi por URNA ELETRÔNICA e toda vez que ganhou NUNCA reclamou de fraude. Só reclama quando perde? - \"Esse Congresso está mais do que podre\", gritou o então deputado federal Jair Bolsonaro no dia 20 de agosto de 1993. \"Estamos votando uma lei eleitoral que não muda nada. Não querem informatizar as apurações. Sabe o que vai acontecer? Os militares terão 30 mil votos, e só serão computados 3.000\". Disse, Bolsonaro, então filiado ao PPR (Partido Progressista Reformador) de Paulo Maluf. Na Eleição de 2018 o Bolsonaro disse: “Eu ganhei no primeiro turno. Eu falo isso não dá boca para fora, tenho como provar\", afirmou o chefe do Executivo a apoiadores em frente ao Palácio da Alvorada. Até hoje não provou. Lembrando que foi por urna eletrônica que ele ganhou a eleição, sendo que em 1993 ele perdia urna eletrônica por que havia fraude. Ou seja, ele não sabe perder. É um menino birrento que adora fazer cortina de fumaça. - “Deus, pátria e família” era o slogan do movimento fascista Ação Integralista Brasileira (AIB) que apoiava o Hitl3r (ditador do nazism0) e também apoiava o Mussolin1 (ditador italiano). - “Brasil acima de tudo. Deus acima de todos”, é uma inspiração no slogan nazist4 “Deutschland über alles” que está em alemão e significa “Alemanha acima de tudo”. - Em 2021, Bolsonaz1 recebeu e elogiou Beatrix von Storch neta de um ministro do Hitl3r e vice-presidente do partido neon4zista Alternativa para a Alemanda (AfD). - Em 2021, um apoiador de bolsonaz1 citou Hitl3r como exemplo para educação infantil. Ele não reprimiu o apoiador e concordou com a ideia. - O ex-secretário de Cultura de Bolsonaro, Roberto Alvim, reproduziu trechos de um discurso do ministro de propaganda da Alemanha Nazist4, Joseph Goebbels, além disso, imitou o cenário que utilizou Goebbels. - O assessor especial para assuntos internacionais da Presidência da República e amigo de bolsonaz1, o Sr. Filipe Martins, fez um gesto nazist4 durante uma sessão do senado o WP com os dedos que significa White Power, traduzindo seria como supremacia branca ou força dos brancos. - Em 2015, Carlos Bolsonaro, convidou o professor Marco Antônio Santos para discursar na Câmara Municipal do Rio de Janeiro. O professor se vestiu com roupas semelhantes a Hitler e, então, tirou uma foto com Jair Bolsonaz1. - Em 2013 Jair Bolsonaz1 enviou uma carta a um neonazist4 preso em Minas Gerais. - Em 2011, nazist4s paulistas convocaram uma manifestação em defesa das declarações racistas e homofóbicas do então deputado, Jair Bolsonaz1, que ganhou a eleição para deputado por meio das urnas eletrônicas e não reclamou. - Em 2004, Bolsonaz1 enviou uma carta neofascist4s brasileiros, em que dizia: “vocês são a razão da existência do meu mandato” como deputado federal cuja eleição foi por urnas eletrônicas. Também não houve reclamação ou fraude, pois ele ganhou a eleição. - Em 1995, Jair Bolsonaz1, defendeu estudantes do Colégio Militar de Porto Alegre que haviam escolhido, Adolf Hitl3r, líder nazist4, como o personagem histórico mais admirado. – E os atos patéticos como o bater continência do bolson4azi diante da bandeira dos Estados Unidos!? Que patriotismo vira lata é esse?! - O Trump agora tem a taxa como sua principal política de governo. Ele chegou a dizer que tariff é a quarta palavra mais bonita do dicionário, depois de God, love e religion. Se o Brasil faz isso é absurdo. Mas, os EUA podem fazer?! Que patriotismo é esse?! Lembrando que o EUA NÃO TEM SAÚDE PÚBLICA! Se você não tiver dinheiro você simplesmente não é atendido ou morre. Basta ver o documentário Sicko S.O.S Saúde para entender como funciona lá antes de ficar babando para os EUA. - As tarifas, portanto, são PROTEÇÕES do mercado interno PARA VOCÊ BRASILEIRO QUE É EMPRESÁRIO GRANDE OU PEQUENO. Exatamente como no caso de Haddad pretendia. Proteger você. Para você conseguir competir com a China ou outro país estrangeiro. Alguém viu Luciano Hang (Véio da Havan) criticando Haddad por tarifar blusinhas??!?!?!?! Onde estão os memes e as críticas dos economistas defensores do mercado aberto aqui no Brasil? - Onde estão os adeptos do liberalismo econômico, por exemplo, o próprio ex-ministro Paulo Guedes, para criticar o neonacionalismo desenvolvimentista de Trump?! Nossos liberais, por exemplo, os representantes do Partido Novo, aparentemente não estão achando nada de errado com as medidas de Trump. Por que será?!?! Lá pode, aqui não?!?! - A extrema-direita no mundo utiliza os mesmos MÉTODOS para questionar a democracia. Basta ler o livro Como as democracias morrem dos autores Daniel Ziblatt e Steven Levitsky. Também pode ler Os engenheiros do caos: Como as fake news, as teorias da conspiração e os algoritmos estão sendo utilizados para disseminar ódio, medo e influenciar eleições do autor Giuliano Da Empoli. Também é recomendado a leitura de: Uma breve história das mentiras fascistas do autor Federico Finchelstein, entre outros. - Quais são esses MÉTODOS??? Questionar resultado eleitoral com vitória ou derrota, desacreditar a justiça, criar um inimigo muitas vezes imaginário, usar o “grito” como forma de comunicação para não ir nas causas dos problemas reais, criar cortina de fumaça para a população se desviar dos verdadeiros problemas etc.
-
João Pedro 07/03/2025Bolsonaro tá acabado, isso é fato. A direita precisa de um nome sério, preparado e que saiba construir alianças sem se vender pro sistema. O único cara que vejo com essa capacidade hoje é o Tarcísio. Fez um governo forte em São Paulo, tem respeito de todo mundo e não fica de showzinho nas redes sociais. Se a gente continuar nesse culto ao Bolsonaro, vamos ficar sem alternativa real pra 2026. Bora olhar pra frente!!
-
RAFAEL 07/03/2025Cara, eu defendi Bolsonaro por muito tempo, mas tá cada vez mais difícil. O cara simplesmente entrega a eleição da Câmara pro PT, só pensa nos filhos e ainda se diz líder da direita? A real é que ele já era. Tá todo mundo pulando fora, e com razão. Se a gente quiser ter futuro, tem que pensar em nomes novos, não em alguém que só atrapalha.
-
Lucas Arantes 07/03/2025Perfeito!! Bolsonaro teve a chance de construir uma direita forte, mas jogou tudo no lixo pra proteger o próprio rabo. Se aliou ao Centrão, sabotou a Lava Jato e agora tá refém do Valdemar. Enquanto isso, Lula e o PT tão cada vez mais fortes. Se a gente não cortar esse peso morto agora, vamos passar anos sem oposição de verdade. Acorda, direita!!
-
Freitas 07/03/2025Implosão da direita? Meu filho, a destruição da maior operação anticorrupção da história foi obra exclusivamente do judiciário corrompido, Bolsonaro não teve nenhuma participação neste crime contra a justiça e o povo pagador de impostos deste país falido. Inclusive, agora ele é vítima do mesmo judiciário descondenador de corruptos, já que vários dos ministros são escancaradamente impedidos de julgá-lo. Mas os tais ministros agora são a lei e fazem o que bem entendem, passando por cima de tudo. Inquéritos abertos à revelia do Ministério Público, instituição responsável por investigar e denunciar criminalmente no país, segundo a Constituição Federal. Sem contar as prisões que não cumpriram os trâmites previstos na lei. Não vejo o MBL se movimentando contra o autoritarismo judiciário. E me diga onde diabos o MBL tem alguma condição de se dizer coerente e independente? Ou até mesmo de direita?!