QUEM SERÁ?

Esporte e Cultura seguem sem secretário 20 dias após a criação

Por N. Fradique | da Redação
| Tempo de leitura: 2 min
Sampi/Franca
Arquivo/Divulgação
Corrida dos 200 anos promovida pela Feaf; fundação foi extinta
Corrida dos 200 anos promovida pela Feaf; fundação foi extinta

Passados 20 dias da extinção da Feac (Fundação de Esporte, Arte e Cultura) e da criação da Secretaria Municipal de Esporte e Cultura, a Prefeitura de Franca ainda não anunciou a nomeação do novo responsável pela pasta. A nova secretaria, que por enquanto existe apenas no papel, contará com 13 cargos, entre comissionados e funções gratificadas.

Se levar em consideração que o prefeito Alexandre Ferreira (MDB) disse, em 6 de dezembro, que "sepultaria" a Feac, já se passaram mais de dois meses desde que a mudança era esperada. Tudo, ou quase tudo, dependia da aprovação do então projeto de lei da reforma administrativa pela Câmara Municipal. O texto foi aprovado em duas sessões: 21 e 28 de janeiro. O chefe do Executivo sancionou a lei na edição de 30 de janeiro do Diário Oficial do Município.

Também em dezembro, após ser reeleito para o terceiro mandato (o segundo consecutivo), Alexandre justificou que a Feac era bancada com dinheiro da prefeitura e tocada por servidores cedidos pelo município. Por isso, não havia razão para sua manutenção. "Na nova secretaria, teremos duas fortes estruturas separadas, mas se articulando: uma para o Esporte e outra para a Cultura, para que possamos ter mais agilidade e mais qualidade na implementação e realização de projetos que beneficiem toda a comunidade", disse na época.

Na ocasião, o emedebista disse que manteria e ampliaria todos os serviços, programas e projetos realizados pela Feac. O prefeito ainda acrescentou que programas como Bolsa Atleta e Bolsa Cultura continuariam normalmente. “Atletas, técnicos e artistas podem ficar tranquilos. O que mudará é apenas a origem do repasse; em vez de a prefeitura intermediar o repasse das verbas via Feac, o pagamento será feito diretamente pela prefeitura”.

A prefeitura divulgou no último sábado, 15, no Diário Oficial do Município, 58 portarias com exonerações, nomeações e realocações para cargos em variadas áreas, mas os nomes que vão compor a nova secretaria ficaram de fora.

Prefeitura de Franca

O portal GCN/Rede Sampi questionou a prefeitura nesta quarta-feira, 19, sobre as nomeações e o funcionamento das áreas de esporte e cultura. A administração municipal informou que, enquanto a Secretaria de Esportes não estiver composta, todas as ações continuam sob gerência da Feac, cujo presidente é Mateus Caetano.

 

Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Comentários

Comentários