
A Câmara Municipal de Franca reinaugurou o Plenarinho e entregou os gabinetes dos vereadores na sexta-feira, 7. Apesar das novidades, com o Plenário principal ainda em reforma, a sessão ordinária desta terça-feira, 11, será realizada no Teatro do Sesc Franca.
A reestreia do Plenarinho aconteceu durante reunião das Comissões de Legislação, Justiça e Redação, e Finanças e Orçamento. O espaço, localizado no andar superior do prédio, será utilizado para audiências, palestras, reuniões e pequenos eventos.
“A legislatura passada e a atual vêm nos apoiando para que essa reforma dê certo. Sabemos dos entraves, das dificuldades, mas essas entregas só são possíveis porque alguém lá atrás teve coragem de dar o start”, disse o presidente da Câmara, Daniel Bassi (PSD).
Fransérgio Garcia (PL) é um dos vereadores que pretende usar o gabinete como ponto fixo para atender os munícipes. “Vamos fazer isso de uma maneira organizada, com horários agendados. Um assessor vai ficar o tempo todo no gabinete para que possamos dar esse atendimento à população. Vamos criar um sistema, um telefone para agendamento.”
Orçada em R$ 2,7 milhões, a reforma do prédio começou em outubro de 2023, com previsão inicial de conclusão em oito meses. No segundo semestre de 2024, a empresa solicitou um aumento de três meses no prazo. Em setembro, houve um novo pedido de prorrogação, desta vez por mais 12 meses. Assim, espera-se que a obra seja finalizada até o final deste ano.
Os espaços estão sendo entregues conforme são concluídos. A estimativa é que o Plenário seja entregue, segundo Daniel Bassi, no dia 25 de fevereiro.
Sessão no Teatro do Sesc
Em 2025, será o terceiro local diferente utilizado para as sessões. O Legislativo esteve na OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) de Franca no dia 14 de janeiro e no auditório do Uni-Facef (Centro Universitário Municipal de Franca) nos demais encontros. Além disso, a posse dos vereadores para o atual mandato ocorreu no Teatro Municipal de Franca, no dia 1º de janeiro.
“É um novo modelo de Câmara Itinerante, onde fazemos sessões em outros lugares, e agora vamos ter a grata satisfação de realizar, na próxima terça-feira, 11 de fevereiro, a Sessão Ordinária aqui no Sesc Franca”, disse Daniel Bassi.
A ideia de realizar uma sessão no teatro da instituição surgiu a partir de negociações entre a Casa de Leis e o Sesc para a divulgação de conteúdo cultural. A iniciativa prevê a divulgação de material do Sesc na TV Câmara para a população de forma gratuita. Outra solicitação foi incluir os servidores do Legislativo e seus dependentes como MIS (Matrícula de Interesse Social), para que possam usufruir dos serviços oferecidos pela unidade. Uma reunião entre ambos os lados foi realizada no dia 4 de fevereiro.
Além do Sesc Franca, segundo Bassi, há um acordo para que uma sessão seja realizada na FDF (Faculdade de Direito de Franca).
Para a realização da sessão no teatro da instituição, Bassi visitou as instalações acompanhado do vice-presidente da Câmara, Walker Bombeiro das Libras (PL), do segundo secretário Marcelo Tidy (MDB), assessores e equipe de comunicação, na última sexta-feira.
“Vamos convidar o máximo de pessoas possível para que estejam presentes, para acompanhar a sessão e terem também acesso a essa fantástica estrutura do Sesc”, completou.
O público interessado em acompanhar a sessão ordinária basta buscar a entrada lateral do Sesc Franca, pela rua Rio Grande do Sul. A partir das 9 horas, será lida a Ordem do Dia; munícipes e vereadores poderão usar a tribuna. Já no período da tarde, a partir das 14 horas, serão votados os projetos, requerimentos e moções pautados para a sessão.
Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.