
Gislaine Liporoni Peres pediu demissão e não é mais a secretária municipal de Ação Social de Franca. Esta é a primeira baixa do terceiro governo de Alexandre Ferreira (MDB), iniciado há apenas 29 dias. A pasta, constantemente alvo de críticas da população, principalmente por conta dos moradores de rua, será comandada pelo servidor de carreira e psicólogo Óiter Cassiano Marques, 53. A informação foi divulgada pela Prefeitura de Franca na manhã desta quarta-feira, 29.
A servidora justificou que sua saída foi motivada pela vontade de dar continuidade a projetos pessoais, sem entrar em detalhes sobre quais seriam eles.
Óiter é graduado em psicologia pela Unifran (Universidade de Franca) e exerceu a função na Secretaria Municipal de Educação. Atuou no Cras (Centro de Referência de Assistência Social) e no Creas (Centro de Referência Especializado de Assistência Social). Trabalhou por oito anos no Abrigo Provisório, programa voltado ao atendimento de pessoas em situação de rua, além de ter experiência em comunidades terapêuticas.
O novo secretário foi presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, vice-presidente do Conselho Municipal de Educação e participante do Conselho Municipal de Trânsito.
“Gislaine desempenhou com excelência o seu ofício e realizou diversas ações importantes, como a implantação do Programa Moradia Primeiro, trabalhos com as famílias, reduzindo o acolhimento em abrigos, fortalecimento de vínculos e criação de novas unidades de programas importantes, como o Cras Nordeste, o Núcleo Reconhecer para atendimento de pessoas em situação de violência, três novas Casas Lares, o CozinhAlimento, o Banco de Alimentos, mais Centros-Dia para idosos e duas novas Residências Inclusivas", destacou a Prefeitura, em nota.
Óiter ditará as ordens em uma pasta que subiu de R$ 25.427.671,17 em 2020 para R$ 73.430.039,80 em 2025 em recursos, durante a gestão de Alexandre Ferreira.
Gislaine Liporoni
O mandato de 2025 a 2028 seria o terceiro de Gislaine à frente da Ação Social. Ela acompanhou o prefeito Alexandre Ferreira em suas duas gestões anteriores na Prefeitura de Franca: de 2013 a 2016 e de 2021 a 2024.
Durante seus oito anos comandando a pasta, Gislaine lidou com pressões populares, como sobre o aumento de moradores de rua na cidade, em especial nas imediações do Centro Pop, na Vila Formosa. Recentemente, outro desgaste foi a intenção do prefeito Alexandre Ferreira (MDB) de transferir o CEI (Centro de Educação Integrada) da Secretaria de Educação para a Secretaria de Ação Social. A proposta, que estava dentro do projeto de reforma administrativa da Prefeitura de Franca, foi retirada pelos vereadores durante votação na Câmara Municipal.
Graduada, mestre e doutora em serviço social pela Unesp (Universidade Estadual Paulista), ela é formada em pedagogia com especialização em gestão escolar pela Unifran (Universidade de Franca). Também atuou como pesquisadora de políticas públicas, docente no campus de Passos (MG) da UEMG (Universidade Estadual de Minas Gerais) e do programa de pós-graduação em serviço social do Instituto Superior de Bebedouro “Vitório Cardassi”.
Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.
Comentários
1 Comentários
-
Ana Maria Cunha 29/01/2025Só mentiras. Quando é que o povo de Franca vai acordar? PARECE QUE ESTÁ DEITADO ETERNAMENTE EM BERÇO ESPLENDIDO .