A volta às aulas já tem data marcada para ocorrer na cidade de Franca para a rede pública. O dia 3 é o adotado pela maioria das escolas, seguindo o proposto pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo. São esperados mais de 40 mil alunos neste retorno em 2025. Já na rede particular, algumas escolas retomaram os estudos na segunda-feira, 20, e a maioria voltou no dia 27.
Segundo censo escolar divulgado no Diário Oficial da União (DOU), do dia 12 de setembro de 2024, Franca contava com 29 mil alunos da rede estadual e 15 mil alunos na rede municipal, totalizando cerca de 44 mil alunos na rede pública da cidade.
As escolas já estão se preparando para recepcionar seus alunos. Como divulgado anteriormente, o governo liberou cerca de R$ 4,8 milhões em prol da pintura das escolas na cidade e, caso sobrasse alguma verba, deveria ser investida em outros setores necessitados na escola.
Na rede estadual, as aulas voltam no dia 3 de fevereiro, já na rede municipal, os primeiros alunos a voltarem às aulas, no dia 28 de janeiro, foram os das creches das Fases I e II. Já no dia 3 de fevereiro, será iniciado o atendimento e as aulas para todas as crianças dos berçários e maternais No dia 10 de fevereiro, será a vez dos alunos do Ensino Fundamental I (1° ao 5° ano).
Os alunos e pais já se encontram em atividade para garantir o material de seus filhos. Na papelaria, Samuel Félix Vieira e Davi Freitas Vieira, de 13 e 9 anos, estavam comprando seus materiais junto de sua mãe, Maeli Borges Freitas Vieira, de 36 anos, e se demonstraram empolgados com o retorno.
“A expectativa é boa, né? Tirar ótimas notas, estudar muito também”, disse Samuel, que está indo para seu 9° ano letivo.
Davi não escondeu a saudade de seus colegas, e ainda conta com a expectativa de que eles caiam em sua turma neste novo ano que se inicia. “’Tô’ com saudade, tomara que eles (colegas) caiam na minha turma. Que seja uma boa professora também, notas boas e tudo muito bom.”, desejou Davi, aluno do 4° ano da rede pública.

A mãe Maeli com Davi (e) e Samuel (d)
Na mesma loja, também comprando seus materiais junto da mãe estavam Mariá Telles Duarte, de 12 anos, e o irmão mais novo, Miguel Telles Duarte, de apenas 7 anos. Miguel não disfarçava a empolgação e contou sobre estar bastante ansioso para voltar às aulas, assim como a irmã, que não via a hora de comprar todos seus materiais.
“Estou empolgada. Gosto de comprar de tudo, mas gosto bastante de coisas da Disney, da Minnie”, compartilhou Mariá.
A mãe, Renata Costa Telles Duarte, de 40 anos, expressou seu orgulho relacionado aos filhos e contou sobre suas expectativas para o novo ano letivo.
“Estão indo muito bem, graças a Deus, estou bastante orgulhosa. [...] Que dê tudo certo, que venham bons professores e boas notas”, concluiu Renata.

Renata com Miguel e Mariá
Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.