LIXO

Prefeitura inicia limpeza de ecopontos em Piracicaba

Por Da Redação | Jornal de Piracicaba |
| Tempo de leitura: 2 min
Divulgação
Material estava acumulado há meses, segundo prefeitura
Material estava acumulado há meses, segundo prefeitura

A Prefeitura de Piracicaba deu início à limpeza dos sete ecopontos do município. O material é coletado, transportado e destinado para aterro adequado. A medida foi necessária, segundo a atual administração, já que a gestão anterior não concluiu a contratação de empresa para o serviço, o que causou acúmulo de material, com a lotação dos ecopontos.

Veja mais:

Os trabalhos começaram nesta segunda-feira (13) pelos ecopontos do Jardim Oriente e Monte Rey, de onde já foram retiradas cerca de 450 toneladas de material. Nesta quarta-feira (14), o prefeito Helinho Zanatta (PSD) , acompanhado dos secretários de Obras, Infraestrutura e Serviços Públicos, Luciano Celêncio, e de Segurança Pública, Trânsito e Transportes, Odair Melo, visitou o equipamento do Jardim Oriente, que fica na rua Profª. Maria Isabel Teixeira Mendes.
“Há muito tempo não se faz a retirada. São toneladas e toneladas acumuladas. Agora estamos dando a destinação correta a esse material para poder organizar os ecopontos e cumprir a legislação”, observou Zanatta.

Para garantir a continuidade do funcionamento dos ecopontos, que são essenciais para os munícipes, a prefeitura assinou um termo de compromisso para prestação de serviços, que vai garantir a limpeza dos espaços até a abertura de licitação para contratação de empresa. Esse convênio, além de resolver o problema da lotação dos espaços, ainda deve gerar uma economia de cerca de R$ 9 milhões para os cofres públicos nos próximos dois meses, recursos estes que poderão ser destinado para áreas como saúde e educação.

Localização
Piracicaba conta com sete ecopontos para descarte correto de materiais, abertos das 7h às 17h, de segunda a sábado. São aceitos materiais de construção civil, restos de jardinagem (podas e cortes de árvores) e madeira (exceto móveis). O descarte é permitido somente para pessoas físicas, limitado a pequenos volumes de entulho em até um metro cúbico por dia, e a população pode dispor o material gratuitamente nesses locais em espaços devidamente identificados para cada tipo de resíduo. O objetivo é manter a cidade limpa e inibir o descarte irregular de resíduos, que pode resultar em multa, detenção ou reclusão, conforme previsto na Lei de Crimes Ambientais (Lei nº 9.605/98).

Confira os endereços:
Ártemis – rua Fioravante Cenedese;
Bosques do Lenheiro – rua Sapucaia;
Mário Dedini I – rua Antônio Franco de Lima;
Mário Dedini II – Rua dos Topázios;
Monte Rey – rua Giovanni Ferrazo;
Oriente – rua Profª. Maria Isabel Teixeira Mendes com a rua Dr. Raul Machado Filho
Santo Antônio – rua João Laurelli

Denúncia – O descarte irregular de resíduos é crime. Para denunciar descarte irregular de entulho, é preciso anotar a placa do veículo e informar a prefeitura por meio do SIP-156 ou o Pelotão Ambiental no telefone (19)  3422-0200.

Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Comentários

Comentários