TRANSPORTE PÚBLICO

Passageiros reclamam de falta de ônibus; São José nega

Por Leonardo de Oliveira | da redação
| Tempo de leitura: 4 min
Leonardo de Oliveira
Veículos da empresa São José operam no Terminal Ayrton Senna
Veículos da empresa São José operam no Terminal Ayrton Senna

Usuários do transporte coletivo em Franca estão enfurecidos com a empresa São José. Segundo passageiros, a empresa dimimuiu a quantidade de horários disponíveis durante as férias escolares, o que tem prejudicado quem precisa do transporte em alguns horários e lotado outros. Em visita ao terminal Ayrton Senna na tarde desta terça, 8, onze pessoas foram entrevistadas, 7 relataram estar sofrendo com o mesmo problema. Um motorista que trabalha em uma das linhas afetadas, que pediu para não ser identificado, confirmou que a empresa estaria trabalhando apenas com as linhas programadas para dias de sábado devido às férias escolares. Ou seja, o espaçamento entre a saída e chegada de ônibus estaria maior que o normal. Apesar das reclamações e do apontamento do motorista, em nota oficial a empresa São José nega que esteja fazendo menos viagens semanais.

"A São José, concessionária que opera o transporte coletivo em Franca, esclarece que são realizadas 470 viagens aos sábados, conforme determinado nas Ordens de Serviço (OS) emitidas pela Empresa Municipal de Desenvolvimento de Franca (Emdef), o órgão responsável pela gestão do transporte. Nos dias úteis, neste período de férias escolares e de recesso em algumas empresas, estão sendo realizadas 820 viagens, mesmo com a queda natural de demanda, comum para esta época do ano.", disse em nota e também orientou os usuários a consultarem os horários das viagens no site www.empresasaojose.com.br e no aplicativo Cittamobi.

“Estão fazendo horário de sábado, sendo que está normal. Desde o Natal. Eles acham que só os estudantes precisam, mas a gente também precisa. Isso aqui é uma verdadeira vergonha. Eu queria que alguém perguntasse pra empresa até quando vai ficar assim, olha o tanto de ônibus parados ali. Como nós vamos fazer?. relatou a trabalhadora Vilma da Penha, que utiliza a linha do bairro Vera Cruz.

“A gente chega no terminal e não sabe quando o ônibus vai chegar. Na sexta (3) tive que esperar mais de uma hora no terminal pois só tinha o dinheiro do passe, então não podia nem chamar um Uber”, disse Matheus Henrique, metalúrgico que necessita dos ônibus para ir de casa ao trabalho. A mãe de Matheus, Patrícia Rodrigues, diz ter ficado das 16h50 até 18h15 esperando a condução para voltar pra casa após uma consulta médica. Tanto Matheus quanto sua mãe utilizam a linha Aeroporto 2.

“O Vila Imperador não está passando no bairro. Pego todo dia de lá pra cá e não está passando. Já falei com vários vizinhos e todos eles disseram a mesma coisa”, disse Mateus Fernando Maranha, que trabalha fazendo atendimentos a domicílio e necessita do transporte coletivo para chegar aos locais.

Guilherme Otton, vendedor em uma loja de calçados, também tem tido uma experiência ruim nesse início de ano."Tanto eu quanto a minha mãe passamos pelo mesmo problema quase todos os dias. O ônibus que deveria fazer o horário de 6h20 simplesmente deixou de passar. Perguntamos o que estava acontecendo e um dos motoristas disse que era por falta de funcionário. Agora tem apenas 5h30 da manhã e o próximo e quase 1h40 depois. Então você tem ou que acordar muito cedo ou pedir uber pra não levar advertência no trabalho, já que somos trabalhadores CLT. O prefeito disse que as coisas seriam diferentes, mas ainda não vimos nada mudar. Então gostaria que eles dessem uma posição sobre o que está acontecendo. Gostaria que alguém dissesse alguma coisa na Câmara e desse um parecer porque não adianta pagar e não ter transporte".

Confira a nota da Empresa São José na íntegra:

A São José, concessionária que opera o transporte coletivo em Franca, esclarece que são realizadas 470 viagens aos sábados, conforme determinado nas Ordens de Serviço (OS) emitidas pela Empresa Municipal de Desenvolvimento de Franca (Emdef), o órgão responsável pela gestão do transporte. Nos dias úteis, neste período de férias escolares e de recesso em algumas empresas, estão sendo realizadas 820 viagens, mesmo com a queda natural de demanda, comum para esta época do ano.

Informa ainda que toda a grade horária está disponível para consulta no site www.empresasaojose.com.br e no aplicativo Cittamobi, que pode ser baixado gratuitamente nos celulares com sistemas operacionais iOS e Android. Embora a informação seja pública, a São José ainda disponibiliza em seu site o canal Fale Conosco e os telefones (16) 3706-4900 ou o 0800 34 11 40 da Central de Atendimento para informações e esclarecimento de dúvidas.

A concessionária, junto com o órgão gestor, faz o acompanhamento técnico e diário da demanda. O trabalho técnico permite a realização de ajustes na oferta, de acordo com as necessidades.

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