A Meta anunciou mudanças significativas nas políticas de conteúdo de suas plataformas, que afetarão o que aparece no feed do Facebook, Instagram e Threads. O WhatsApp, no entanto, não sofrerá alterações.
Entre as principais mudanças, se destaca o fim da verificação de fatos por uma agência de jornalistas profissionais. Anteriormente, quando uma publicação era considerada falsa, ela perdia alcance. Agora, ao identificar conteúdo duvidoso, os próprios usuários poderão adicionar notas, com links e imagens de referência, para contextualizar as informações.
Veja mais:
“Vamos concentrar o uso desses sistemas para lidar com conteúdo ilegal e violações graves, como terrorismo, exploração sexual infantil, tráfico de drogas, fraudes e golpes. Para violações de política menos graves, vamos nos basear nas denúncias das pessoas antes de tomar qualquer ação”, afirmou Joel Kaplan, diretor de assuntos globais da Meta, em artigo publicado no blog da empresa.
Kaplan explicou que as novas configurações serão implementadas inicialmente nos Estados Unidos. Ele também mencionou que a abordagem já demonstrou resultados positivos no X (antigo Twitter), onde a comunidade tem o poder de decidir quando postagens precisam de mais contexto. “Acreditamos que essa pode ser uma maneira mais efetiva e diversa de alcançar nossa intenção original de fornecer às pessoas informações sobre o que estão vendo”, completou o executivo.
Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.