IMUNIZAÇÃO

Campinas tem 8,5 mil com vacinação contra dengue incompleta

Por Flávio Paradella | Especial para a Sampi Campinas
| Tempo de leitura: 2 min
Divulgação
Prefeitura usa inteligência artificial para tentar melhorar a cobertura vacinal em crianças e adolescentes.
Prefeitura usa inteligência artificial para tentar melhorar a cobertura vacinal em crianças e adolescentes.

Apesar dos esforços da Prefeitura de Campinas para ampliar a vacinação contra a dengue, mais de 8,5 mil crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos seguem com o esquema vacinal incompleto. Até o dia 6 de janeiro, foram aplicadas 27.784 doses da vacina nos 68 centros de saúde da cidade, sendo 19.317 primeiras doses e apenas 8.467 segundas doses — o que representa 49,63% das 17.057 pessoas aptas para completar a imunização.

  • Clique aqui para fazer parte da comunidade da Sampi Campinas no WhatsApp e receber notícias em primeira mão.

Em uma tentativa de melhorar esses números, a Secretaria de Saúde adotou o uso da assistente virtual "Ana" para enviar mensagens via WhatsApp, alertando famílias sobre a necessidade de completar o esquema vacinal. Durante dezembro de 2024, 7,5 mil mensagens foram disparadas, resultando em 1.101 segundas doses aplicadas naquele mês. Desse total, 83,5% das doses foram aplicadas em pessoas que receberam as mensagens diretas.

O impacto foi significativo: o número de segundas doses aumentou 58,2% em relação a novembro, quando foram registradas 696 aplicações. “O resultado reforça a importância de estratégias inovadoras para engajar a população na vacinação”, destacou Chaúla Vizelli, coordenadora do Programa de Imunização.

Situação atual

A campanha de vacinação contra a dengue começou em 11 de abril de 2024 e, inicialmente, tinha como público-alvo 90 mil pessoas. Após uma atualização baseada em dados do IBGE, a meta foi ajustada para 65,2 mil pessoas. Apesar do progresso, 8.590 crianças e adolescentes ainda estão com esquema vacinal incompleto, e outras 2.260 precisam aguardar o intervalo de três meses entre as doses para completar a imunização.

Próximos passos

Com o uso de IA, a Secretaria de Saúde planeja uma nova ação com a assistente virtual Ana até o final da próxima semana. A expectativa é continuar reduzindo o número de crianças e adolescentes que ainda não receberam a segunda dose e aumentar a proteção contra a dengue, que já foi responsável por 121.163 casos e 84 mortes em Campinas no ano passado.

Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Comentários

Comentários