NO CALOR

DAE reforça orientações para consumo consciente de água no verão

Por Redação | DAE
| Tempo de leitura: 2 min
Divulgação / DAE Jundiaí
Apesar do cenário positivo, a DAE reforça a importância do uso consciente de água
Apesar do cenário positivo, a DAE reforça a importância do uso consciente de água

Com o aumento das chuvas nas últimas semanas, a represa que abastece a cidade atingiu sua capacidade máxima, com mais de 9 bilhões de litros de água. No entanto, apesar do cenário positivo, a chegada do verão marca um aumento significativo do consumo de água. Diante dessa realidade, a DAE Jundiaí reforça a importância de estar atento às ações do dia a dia que garantem o uso consciente deste recurso.

O  gerente de Eletromecânica e Operações da DAE, Leandro Ferro, explica que mesmo com os indicadores positivos, o uso consciente deve sempre estar em pauta. “É importante que o uso consciente da água se torne um hábito contínuo na vida de todos. Precisamos ter hábitos sustentáveis durante o ano todo e não apenas quando a falta de água se torna uma preocupação”, afirma.

Ações simples do dia a dia podem fazer uma grande diferença, como tomar banhos rápidos, deixar a louça de molho antes de lavar e fechar a torneira enquanto escova os dentes ou lava as mãos, por exemplo, uma atitude rápida e pequena que pode evitar um desperdício significativo. O uso racional de aparelhos domésticos, como a máquina de lavar roupa, também é fundamental.

Entre outras dicas para economizar, é importante se atentar ao hidrômetro e observar alterações na medição. É recomendado fazer testes noturnos periodicamente, vendo se o hidrômetro apresenta alterações quando não há consumo.

Abastecimento

Com foco na sustentabilidade e na preservação e qualidade dos recursos hídricos, a DAE realiza ações para diminuir rompimentos de redes e vazamentos e as perdas de água.

Entre estas ações, estão a substituição de redes de água antigas e desenvolvimento do programa de setorização nas regiões de abastecimento de água, visando a equalização das pressões, com a diminuição dos rompimentos de redes.

A empresa também realiza estudos buscando fontes alternativas e o aumento das reservas de água.

A operação da DAE conta ainda com 60 reservatórios de água tratada distribuídos pela cidade. Juntos, os equipamentos somam 85 milhões de litros de água armazenada.

Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Comentários

Comentários