Um terreno com obra embargada na Avenida Major Nicácio, em Franca, tem causado desconforto e insegurança a comerciantes da área. Daniel Salomão, proprietário da Farmácia Três Marias, vizinha ao local, reclama da falta de manutenção. "Está assim há uns 10 anos, nunca vem ninguém limpar ou cuidar", afirma.
O terreno acumula lixo, como sacos, garrafas, restos de comida e móveis descartados, além de focos de dengue devido à água parada das chuvas frequentes. A sujeira atrai insetos, animais e exala mau cheiro, afetando os estabelecimentos vizinhos. Segundo Daniel, a falta de drenagem no local agrava o problema. "Toda a água escorre para minha calçada com lixo e bichos. O cheiro é insuportável", desabafa.
A segurança também preocupa. O estacionamento subsolo inacabado virou esconderijo para consumo de drogas e abrigo de moradores de rua. "Todo dia, no fim da tarde, entram várias pessoas. Algumas tomam banho ali. Qualquer um tem acesso", relata o empresário, que fecha sua farmácia às 20h com receio.
O terreno, de 1.122,39 m², foi colocado em leilão em novembro de 2023, inicialmente avaliado em R$ 2,5 milhões, mas não atraiu compradores. Após redução para R$ 1,7 milhão, o leilão foi interrompido sem explicações.
Prefeitura se posiciona
A prefeitura informou que o Departamento de Vigilância em Saúde notificou os proprietários na última semana, concedendo 15 dias para limpeza. Caso contrário, poderão ser multados conforme a legislação vigente.
Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.