SAÚDE PÚBLICA

Equipes percorrem Jundiaí em busca de criadouros da dengue

Por Da Redação |
| Tempo de leitura: 2 min
Divulgação
Todas as regiões serão visitadas. Agentes estão identificados
Todas as regiões serão visitadas. Agentes estão identificados

A equipe da Vigilância em Saúde Ambiental (VISAM), vinculada à Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), vai visitar, até o final da próxima semana, cerca de 3,6 mil imóveis espalhados em todas as regiões da cidade. A ação visa identificar possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor das arboviroses: dengue, chikungunya e zika.

A biomédica da VISAM, Ana Lúcia de Castro Silva, explica que, a partir dessa primeira ação de 2025, o Município obterá o Índice de Breteau (IB), levantamento que quantifica o nível de infestação do Aedes por meio de larvas coletadas em imóveis amostrados estatisticamente. “O resultado do IB nos permite mapear áreas com maior risco para surtos de arboviroses para planejar ações dentro do nosso programa de prevenção”, enfatiza.

Durante a visita, os agentes também aproveitam e reforçam, junto à população, a importância das medidas preventivas. Com as chuvas e as temperaturas elevadas, é fundamental a eliminação de quaisquer estruturas que possam acumular água, além do descarte correto de lixo.

“Essas orientações são sempre bem-vindas, assim como a visita dos agentes que entram na nossa casa e na dos vizinhos, verificando se tudo está certo. Aqui, não deixamos pratos em vasos e só colocamos o lixo na rua no dia da coleta. Temos muito medo da dengue. Sabemos que uma doença perigosa, principalmente para os idosos”, afirmou a cuidadora Kelse de Oliveira, nesta segunda-feira (6), após fazer questão de permitir a entrada do agente em seu imóvel.

As equipes da Vigilância em Saúde Ambiental, que estão percorrendo os bairros, estão com identificação e acompanhadas por veículos oficiais. Qualquer dúvida pode ser sanada nos telefones (11) 4589-6340 e (11) 4589-6350.

Mais ações
Além dessa amostragem, o gestor de Promoção da Saúde, Dr. Adolfo Martin da Silva, ressalta que, ao longo do ano, várias ações serão realizadas para o combate e prevenção das arboviroses.

“Estamos iniciando um novo ciclo de gestão com um compromisso firme no combate à dengue e, também, à zika e à chikungunya em Jundiaí. Nossas ações serão pautadas na prevenção, educação em saúde e no fortalecimento das vigilâncias em saúde. É fundamental a participação de toda a população para eliminarmos os criadouros do mosquito e protegermos nossa cidade. Juntos, vamos trabalhar para garantir mais saúde e qualidade de vida para todos”, frisa.

Cenário
Boletim de Arboviroses, disponível no site da Prefeitura, aponta que a cidade registrou 22.733 casos de dengue, com 16 mortes em 2024, e seis casos de chikungunya importados. Não houve casos de zika.

Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Comentários

Comentários