FESTA RELIGIOSA

Tradição do Dia de Reis é mantida em Arealva há quase um século

Por |
| Tempo de leitura: 1 min
Divulgação
Irço Freitas é o 'Folieiro'
Irço Freitas é o 'Folieiro'

A tradição da Festa de Santo Reis está mantida na região de Bauru através de um abnegado “Folieiro”. Neste domingo (5), em Arealva, na rua Eufrausino Fernandes do Prado, número 200, foi celebrado o terço em Louvor aos Santos Reis Magos. Trata-se de uma tradição familiar que há quase um século vem sendo passada de geração em geração e ainda hoje é mantida por Irço Freitas, 80 anos, e seus familiares.

Ele é o ‘Folieiro’ que mantém a tradição herdada de seu pai Pedro Firmino (Pedro Chica). A família ajuda Irço na organização da festa e, juntos, eles puxam o terço dos Santos Reis. A esposa, os filhos, netos e bisnetos aprenderam a tradição e garantem a sequência para as próximas celebrações.

Irço começa bem cedo a caminhada com a Bandeira de Santo Reis. Vai na entrada da cidade e depois passa nas casas de comércio e nas famílias para louvarem os Reis Magos. As pessoas agradecem emocionadas, fazem seus pedidos e são convidadas para o terço da noite.

O Dia de Reis é celebrado em 6 de janeiro, segundo a tradição cristã, data em que Jesus Cristo recém-nascido recebeu a visita de "alguns magos do oriente" (Mateus 2:1). A noite do dia 5 de janeiro e madrugada do dia 6 são conhecidas como "Noite de Reis". A data marca, para os católicos, o dia para a veneração aos Reis Magos, tradição surgida no século 8, que converteu em santos Melchior, Gaspar e Baltazar.

Folieiros cantam a visita dos 3 Reis Magos ao menino Jesus
Folieiros cantam a visita dos 3 Reis Magos ao menino Jesus
Família, unida, ajuda Irço na organização da festa
Família, unida, ajuda Irço na organização da festa
Presépio que o folieiro Irço herdou dos pais
Presépio que o folieiro Irço herdou dos pais

Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Comentários

Comentários