MELHOR IDADE

'Idosa sim, velha jamais!': associação muda perspectivas


| Tempo de leitura: 3 min
André Sandeiro/Revista Atenção
Luci Claudete Sanches ganhou o concurso Miss e Mister 60  categoria Miss 75
Luci Claudete Sanches ganhou o concurso Miss e Mister 60 categoria Miss 75

"Idosa sim, velha jamais! Esse virou o meu lema de vida depois que passei a participar do ID. e venci o concurso Miss 75 . Nada mais me segura, mesmo com artrite severa nos joelhos, estou muito mais ativa e feliz." A afirmação é de Luci Claudete Sanches que, aos 78 anos e pisando pela primeira vez em uma passarela, venceu o concurso Miss e Mister 60 , categoria Miss 75 , realizado pela Secretaria Municipal de Assistência Social.

Luci é assistida pelo SCFV ID. Melhor Idade da Associação InteirAção, um serviço promovido em parceria com a Sebes por meio do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Idosos (SCFV/SMAS).

Fundada na cidade em 2015, a Associação InteirAção é uma entidade sem fins lucrativos que tem atuado em âmbito nacional na área do cuidado e inclusão social. Em Bauru, a entidade está à frente do SCFV ID. Melhor Idade e, por meio de oficinas de cultura, arte e lazer tem gerado novas perspectivas para Luci e outros 60 idosos assistidos.

Profissionais da entidade notam a transformação na vida dos idosos inseridos nos projetos de artes, cultura e educação. "É comum nessa fase da vida que as pessoas se isolem da sociedade. Então, o SCFV ID. Melhor Idade surge como uma oportunidade de resgatar e reinseri-los na comunidade. Por meio de vários tipos de atividades, trabalhamos a autoestima deles e, ao mesmo tempo, criamos essa reconexão estimulando o convívio social com as mais diferentes gerações e com os espaços", observa Nelson Pizzo, presidente da InteirAção.

Na Semana do Idoso, por exemplo, que ocorre sempre em outubro, é tradição a participação dos assistidos pelo SCFV ID. Melhor Idade no calendário de atividades realizadas pela Prefeitura de Bauru, como o concurso Miss e Mister 60 que Luci participou e, nesta 13ª edição, ficou como primeira colocada na categoria 75.

Os assistidos pela entidade também têm participado de encontros intergeracionais com diferentes públicos não idosos atendidos por outros Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos na cidade.

ID Melhor Idade

O SCFV ID. Melhor Idade recebe um total de 60 idosos, divididos em três turmas que participam duas vezes por semana, por um período de três horas cada dia, para oficinas e atividades com o objetivo de resgatar a autoestima, autonomia e de fortalecer os vínculos sociais dos assistidos.

O público é atendido em dois endereços: na Casa de Cursilhos, no Jardim Ouro Verde; e na sede da Igreja O Brasil para Cristo, na Vila Independência.

Ali, os idosos participam de oficinas como a de xilogravura, que se destaca por promover não apenas o desenvolvimento artístico, mas também uma experiência sensorial rica para os idosos.

Técnica tradicional chinesa, a xilogravura consiste em gravar desenhos em placas de madeira, permitindo ao artesão, com uso de tinta, a reprodução da imagem em alto-relevo em papéis e tecidos. Essa é uma arte considerada inovadora no contexto de projetos sociais com idosos.

"Pelo o que tenho estudado, não é uma atividade explorada em outros SCFV para pessoas idosas em Bauru. É uma arte interessante por trabalhar aspectos como a paciência, a atenção, a autonomia, a coordenação motora, e que também proporciona o desenvolvimento da expressão e o autoconhecimento", detalha Natalia Bispo, arte-educadora do SCFV ID. Melhor Idade.

O serviço também oferece oficinas de coral, oficinas de dança, oficinas de cidadania, oficinas de esporte e lazer com atividades físicas e dinâmicas em grupo, oficinas de desenho, pinturas e desenvolvimento de artesanatos, oficinas autocuidado e autoestima, oficinas literárias, além de proporcionar ainda rodas de conversas, sessões de cinema para reflexão e debate de temas da sociedade e passeios externos pelo município.

A porta de entrada para participar do SCFV ID. Melhor Idade se dá por meio de cadastro de interesse no Centro de Referência de Assistência Social Ferraz (Cras Ferraz).

Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Comentários

Comentários