Vereadores eleitos, empossados e “desabrigados”. O prédio da Câmara Municipal de Franca, localizado no bairro São José, está em reforma desde outubro de 2023. Sem gabinetes, os parlamentares têm improvisado para realizar os trabalhos legislativos. Enquanto alguns se aventuram no prédio da própria Câmara, atendendo eleitores na recepção ou no refeitório, outros levam documentos para casa ou espaços particulares a fim de dar continuidade às atividades.
A previsão inicial era de que a obra seria entregue em oito meses, ou seja, entre junho e julho de 2024 – o que, evidentemente, não aconteceu. A Terra Incorporadora e Construtora LTDA, empresa responsável pelos trabalhos, solicitou a prorrogação do prazo por 12 meses. O aditamento foi publicado no Diário Oficial do Município em 17 de outubro. Além disso, o valor aumentou em R$ 236,9 mil, totalizando exatos R$ 2.736.991,53.
Os transtornos causados pela obra obrigaram os funcionários a trabalharem em sistema híbrido. Segundo o presidente da Câmara Municipal, o vereador Daniel Bassi (PSD), os analistas legislativos estão se revezando em uma sala. “Seis numa segunda-feira, outras seis na terça-feira. É feita uma escala, mas retornarão quando os gabinetes voltarem”.
Engana-se quem pensa que, por ser o presidente da Casa de Leis, a situação de Bassi é melhor que a dos demais. “Trabalho na mesa dos funcionários da Câmara. Estive ontem na Contabilidade. Hoje estive no setor de Protocolo, nos Recursos Humanos, fazendo os despachos que precisam ser feitos”.
O político de centro-direita não é o único vereador a dar um “jeitinho”. Gilson Pelizaro (PT), que vai para o seu sexto mandato, recorre à sua residência. “Está difícil a situação, porque, às vezes, geramos documentos das atividades parlamentares – ofícios, requerimentos e documentos em outras instâncias – e temos que guardar tudo dentro de casa, porque não há espaço adequado na Câmara Municipal”.
“Quando as pessoas me procuram na Câmara, uso a copa para fazer atendimento ao público. Mas, na maioria das vezes, estou tentando fazer pelo celular e WhatsApp. Não está fácil a vida não. Esperamos que tudo seja resolvido o mais breve possível”, completou o petista.
Marília Martins (PSOL) começa seu primeiro mandato apostando no diálogo direto com a população. “A minha proposta é justamente estar nos bairros. Tenho uma agenda semanal dos bairros que irei visitar. Além de um escritório, uma base que tenho do PSOL, na Avenida Ângelo Pedro. Quem quiser me ligar ou acompanhar pelas redes sociais saberá o bairro em que estou fazendo atendimento”.
Gabinetes e plenário: Carregando...
Embora a nova previsão de conclusão das obras indique outubro de 2025, os gabinetes e o plenário, pelo menos, devem ser liberados nas próximas semanas para os parlamentares. “Os gabinetes estão sendo finalizados. A esperança é que haja a entrega até quarta-feira (dia 8 de janeiro). Precisa-se apenas acertar a rede de computadores e de internet. Vai faltar apenas as placas de gesso no telhado, mas elas poderão ser colocadas durante o uso”, disse Daniel Bassi.
Os gabinetes foram revestidos com porcelanato. No plenário, foram construídas rampas de acessibilidade e rebaixado o espaço ocupado pela mesa diretora. Já o arquivo da Câmara Municipal será transferido para frente do prédio.
O restante da área seguirá em obras. Uma das mudanças em relação ao planejamento inicial, por exemplo, é que o estacionamento em frente à Casa de Leis seria coberto por asfalto. Devido ao volume de água que passa pela região, os responsáveis pela obra optaram por substituí-lo por concreto. “Isso gera novas medições e nova fiscalização. Essas pequenas alterações vão atrasando o contrato”.
Sessão no Uni-Facef
Enquanto as peças são colocadas no lugar, a primeira sessão ordinária da Câmara Municipal de Franca em 2025 será na próxima terça-feira, dia 7 de janeiro, às 9 horas, no auditório do Uni-Facef (Centro Universitário Municipal de Franca).
Caso o prefeito Alexandre Ferreira (MDB) cumpra sua promessa, o projeto de criação da Secretaria Municipal de Esporte e Cultura deve ser enviado para apreciação dos parlamentares já na primeira sessão do ano.
Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.
Comentários
2 Comentários
-
Stardust 15 horas atrásPara esse serviço inútil que prestam à população...Pode atender em loja de conveniência de posto mesmo...
-
Wilson Silva 1 dia atrasPra não fazer nada mesmo, podem si hospedar em qualquer cubículo por aí!!!!!!!