Crianças são resgatadas de afogamento em praia no litoral de SP
O Comando de Aviação da Polícia Militar resgatou, nesta sexta-feira (27), quatro crianças com idades entre 10 e 14 anos que estavam se afogando na Praia das Toninhas, em Ubatuba, no litoral norte de São Paulo. A ação foi gravada em vídeo.
Nas imagens, é possível ver as vítimas tentando sair do mar, mas sem sucesso. Os guarda-vidas da equipe de resgate sobrevoaram o local e saltaram na água com boias de salvatagem. Ao serem alcançadas, as crianças foram levadas à praia.
Segundo o Governo de São Paulo, o afogamento foi identificado durante patrulhamento preventivo aquático, que é reforçado diante do aumento de banhistas no período de fim de ano. O resgate foi realizado com apoio do helicóptero Águia 7.
As quatro vítimas receberam atendimento de primeiros socorros e não correm risco de vida.
Na véspera de Natal, última terça-feira (24), um menino de oito anos precisou ser resgatado com auxílio de um cabo de aço após ficar à deriva no mar numa bolha aquática inflável na Praia do Lázaro, também Ubatuba.
Três ocupantes de uma lancha viram a criança se debatendo dentro da bolha e conseguiram puxá-la antes mesmo que o GBMar (Grupamento de Bombeiros Marítimo), acionado por testemunhas, precisasse intervir. O menino foi entregue aos pais sem ferimentos.
O GBMar (Grupamento de Bombeiros Marítimo) registrou 101 mortes por afogamento entre 1º de janeiro e 26 de dezembro deste ano em sua área de abrangência, que inclui quatro subgrupamentos de 13 municípios litorâneos paulistas: Guarujá, Santos, São Vicente, Bertioga, Praia Grande, Mongaguá, Caraguatatuba, São Sebastião, Ilhabela, Ubatuba, Itanhaém, Peruíbe e Ilha Comprida.
No mesmo período, 3.436 vítimas foram salvas em emergências marítimas na região. Cerca de 70% das vítimas (salvas e fatais) são turistas de São Paulo capital e Grande São Paulo.
A temporada de férias, até o final de janeiro de 2025, deve atrair mais de 4 milhões de visitantes ao litoral paulista e movimentar cerca de R$ 9,6 bilhões, segundo a Secretaria Estadual de Turismo e Viagens.
Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.