Entre as ações de destaque na Unidade de Gestão de Mobilidade e Transporte (UGMT), realizadas nos últimos anos, está a implantação em 2022 do Plano de Mobilidade Urbana (PMJ), com avanços na mobilidade urbana de Jundiaí. Criado com o intuito de ouvir a população com seus apontamentos e opiniões, indicar parâmetros e a direção adequada para trabalhos, projetos e programas, pensar em diferentes modos de transporte e a melhoria da acessibilidade e mobilidade da população em geral do nosso município, o plano vem sendo utilizado como norteador de ações adotadas pela pasta.
“A Mobilidade Urbana é um tema de extrema relevância entre as maiores cidades do mundo, e em Jundiaí não poderia ser diferente. Por isso, desde o início da nossa gestão, essa tem sido a nossa premissa, investir em mais conforto, segurança e rapidez para que a população possa usufruir do que há de mais moderno”, destaca o Prefeito Luiz Fernando Machado.
“O Plano de Mobilidade Urbana é coerente com as propostas do Departamento de Engenharia de Mobilidade, sendo relevante para a execução de ações que contenham problemas de trânsito, como a implantação da infraestrutura cicloviária (ciclofaixas/ciclovias/ciclorrotas), permitindo uma maior mobilidade da população”, disse o diretor de Engenharia de Mobilidade, Leandro Pinheiro.
De acordo com dados da Unidade de Gestão de Governo e Finanças, desde 2017, foram investidos cerca de R$ 70 milhões em sinalização vertical e horizontal da cidade. Além disso, a atualização do sistema semafórico e de câmeras de monitoramento e identificação de ocorrências também fazem parte do pacote de melhorias para a segurança no trânsito, como as áreas da infância e as requalificações de vias na região central.
Já em termos de renovação da frota da unidade, foram investidos R$ 4,4 milhões na aquisição de 28 veículos para as equipes que realizam os atendimentos e manutenções nas vias municipais. De 2017 a 2024, a Prefeitura de Jundiaí entregou 168 novos ônibus, renovando a idade média da frota em 3,3 anos, com um investimento superior a R$ 70 milhões de reais. Cerca de 90 mil passageiros utilizam o transporte público diariamente, 265 ônibus com acessibilidade passaram a integrar a frota que opera em 97 linhas municipais do Sistema Integrado de Transporte Urbano (SITU), além da criação de 16 novas linhas no período.
A cidade de Jundiaí, até 2022, contava com uma infraestrutura cicloviária de 9 km, compreendidos entre ciclovias e ciclofaixas. Entre 2023 e 2024, foram implantados mais 10,72 km, totalizando 19,72 km. O Plano de Mobilidade Urbana de Jundiaí contempla a construção de 167 km de ciclofaixas/ciclovias/ciclorrotas. Hoje, o trajeto mais longo que existe na cidade é a ciclovia da Avenida Antonio Pincinato, com 4,10 km em sua totalidade, tendo início na Rua Cacilda Becker, bairro Recanto Quarto Centenário, até a Avenida Benedito Castilho de Andrade, no Eloy Chaves.
Com foco no programa Maio Amarelo, o conceito inovador do Urbanismo Tático, e ações moderadoras do tráfego reforçam a estratégia de proporcionar mobilidade segura e acessível a baixo custo, com sinalização de solo e vertical adequadas para dar mais segurança a todos os usuários do sistema viário, pedestres, ciclistas e condutores que transitam na região, com faixas na cor lima-limão, colocação de balizadores, ampliação de passeio com pintura da rua na cor verde-bandeira, entre outras intervenções posicionadas em locais estratégicos, especialmente no perímetro das escolas.
Em dezembro de 2023, foi inaugurado o Jardim da Mobilidade, com investimento total de R$ 1,26 milhão. A área total do espaço é de 3.675m², sendo gramado de 1,2 mil m², 250 metros de vias (espaço para os pequenos motoristas), 312 metros de comprimento de ciclofaixa e ciclovia, 372 metros de passeio e 851m² de asfalto, onde as crianças de forma lúdica aprendem as regras e comportamentos de uma educação para um trânsito mais seguro. O objetivo do espaço é a formação de futuros motoristas, mais conscientes em relação à legislação.
Ao longo dos anos, campanhas de educação para o trânsito são realizadas constantemente em escolas e empresas, além das fiscalizações por meio de blitz educativas realizadas pelos agentes de trânsito da cidade, que também contribuíram para a queda nos índices de óbitos, como o Maio Amarelo. Pinturas e sinalizações viárias também fortaleceram o investimento feito pela UGMT, tudo isso contribuiu para Jundiaí receber de forma consecutiva pelo Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV), nos anos de 2022/2023, o prêmio nacional “Cidade Laço Amarelo” campanha que visa educar e reduzir sinistros relacionados a acidentes de trânsito.
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