Com 2025 já batendo em nossa porta, eu fiz uma lista de hábitos que você e sua família podem adotar para uma vida mais saudável e feliz, com saúde física e mental. Além de se esforçar para segui-los, o melhor a fazer é estimular mais gente ao seu redor para cumpri-los. Vamos nessa?
1. Não fuja da atividade física
Na verdade, faça exercícios ao menos três vezes na semana. Meu conselho é escolher atividades de que você goste, como caminhada, corrida, dança, futebol, beach tênis ou yoga. Comece com 20 a 30 minutos por sessão e aumente conforme se sentir mais confortável - sempre com ajuda de profissionais de educação física. Com o passar das semanas, você sente melhora na saúde cardiovascular, fortalecimento dos músculos e ajuda no controle do peso.
2. Busque alimentação mais equilibrada
Procure incluir mais frutas, vegetais, grãos integrais, proteínas magras e fontes saudáveis de gordura em suas refeições. Também evite alimentos ultraprocessados e bebidas açucaradas. Caso exagere num dia, compense no outro. E tudo bem buscar uma nutricionista para apoiar na transição, viu?
3. Tenha rotina de cuidados com a pele
Comece usando produtos indicados ao seu tipo de pele (oleosa, seca, normal…). No dia a dia, o básico é limpeza, hidratação e protetor solar, sempre nessa ordem. A pele hidratada e com filtro solar é mais resistente, o que ajuda a evitar doenças e alergias. Marque com seu dermatologista para auxiliar você a escolher os melhores produtos!
4. Programe já em janeiro seus check-ups médicos
Na primeira semana de janeiro, agende exames anuais, como check-ups gerais, exames de sangue e visitas ao dentista, ao oftalmologista, dermatologista, urologista ou ginecologista. Dessa forma, você garante que não vai se esquecer nem deixar pra depois. Não se esqueça de que a prevenção é sempre o melhor remédio. Fora que, ao detectar antes possíveis doenças, mais simples são os tratamentos.
5. É hora de definir quais são seus passatempos, e se dedicar a eles
Escolha uma atividade que traga prazer e relaxamento, como ler, pintar, cozinhar, tocar um instrumento, cultivar plantas etc.. Reserve um tempo semanal para se dedicar a esse hobby. Esse cuidado alivia o estresse, melhora o bem-estar mental e estimula a criatividade.
6. Durante o dia, faça pequenas pausas e se alongue
A cada 1 ou 2 horas de trabalho ou estudo, faça uma pausa de 5 a 10 minutos para alongar o corpo ou caminhar um pouco. Vale até mesmo parar para respirar profundamente. Você vai sentir uma melhora na postura, alívio de tensões e aumento na produtividade. Caso se esqueça, coloque lembretes no celular ou agenda.
7. Aprenda a dizer não
Reconheça limites e não tenha medo de recusar compromissos ou responsabilidades que possam sobrecarregar você. Dizer não também é uma forma de cuidar de si, sobretudo da sua saúde mental. É assim que diminuímos o estresse e garantimos que não estamos cheios de tarefas.
8. E aí, já tomou água o suficiente?
Beba pelo menos 2 litros de água por dia. Porém, vai ser preciso mais se você for ativo fisicamente ou morar em um clima quente, como é o caso da nossa cidade. A dica é carregar uma garrafinha para facilitar e garantir que a urina está saindo de cor bem clara.
9. Se dedique a algo novo
Reserve um tempo semanal para estudar um novo idioma, aprender habilidades profissionais ou explorar novos temas que despertem seu interesse, vale até mesmo um esporte novo ou um curso de pintura. Dessa forma, estimulamos o cérebro e melhoramos a memória!
10. Tenha uma rotina de sono adequada
Tente dormir de 7 a 8 horas por noite. Crie uma rotina de sono relaxante, como diminuir a exposição a telas antes de dormir e manter o ambiente tranquilo e confortável. É durante o sono que nosso corpo se regenera e descansa. Sem uma boa noite, a nossa pele fica ruim, o aprendizado complica e o cansaço vem com tudo durante o dia. Vá tentando colocar essas dicas em prática aos poucos, combinado?
No mais, desejo a você um 2025 cheio de boas vibrações. Não se esqueça: está na nossa mão sermos melhores! Conte comigo para boas dicas.
Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.