SEGURANÇA

CPFL alerta sobre os riscos ao soltar fogos de artifício

da Redação
| Tempo de leitura: 1 min
Marcello Casal Jr/Agência Brasil
O ideal é soltar os fogos em áreas livres e abertas
O ideal é soltar os fogos em áreas livres e abertas

À espera de um novo ano que se inicia, as festas de Réveillon são marcadas pelos shows de luzes e fogos de artifício iluminando o céu em diversas cidades do país. Porém, para garantir a segurança das celebrações e evitar imprevistos, a CPFL Paulista, por meio da sua campanha Guardião da Vida, alerta para os riscos envolvendo o uso inadequado desses artefatos pirotécnicos, mesmo que silenciosos, próximos a rede de distribuição de energia. 

"A segurança deve ser a prioridade e começa pela escolha do local adequado", destaca Raphael Campos, gerente de Saúde e Segurança da CPFL Energia.

É fundamental manter distância de postes, cabos e outros equipamentos da rede elétrica, pois o contato pode ser fatal e causar interrupções no fornecimento de energia, afetando outras famílias, hospitais, comércios e outras unidades de serviços essenciais.

Além disso, quando artefatos como fogos de artifício atingem a rede, podem gerar rompimento de cabos, curtos-circuitos e até incêndios. 

Principais dicas de segurança  

Antes de planejar o uso de fogos de artifício, verifique as normas vigentes na sua cidade. 

  • Certifique-se de que o produto possui selo do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) e que a loja tem autorização para vendê-lo. 
  • Apenas adultos devem manusear os artefatos, seguindo rigorosamente as instruções da embalagem. Lembre-se: improvisos podem ser fatais. 
  • Nunca monte baterias de fogos ou solte artefatos próximo a redes elétricas, sejam elas residenciais ou públicas, evitando também transformadores e outros equipamentos. O risco de curtos-circuitos ou incêndios é elevado. 
  • Realize a queima em áreas livres e abertas, longe de fiações elétricas, árvores e vegetação. 

Mais dicas de segurança: https://guardiaodavida.com.br/

Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Comentários

Comentários