Franca registrou um expressivo crescimento no número de novos Microempreendedores Individuais (MEIs) ao longo de 2024. Dados do último boletim econômico da Prefeitura mostram que, entre janeiro e novembro, 1.651 novos registros foram feitos, representando uma média de quase cinco MEIs abertos por dia. Com isso, o total de MEIs ativos na cidade chegou a 37.668, o equivalente a cerca de 60% de todas as empresas locais.
Segundo o Boletim, esse crescimento reflete um movimento de empreendedorismo aquecido, impulsionado por iniciativas como a "Sala do Empreendedor", que realizou 7.495 atendimentos em 2024. Além disso, o Banco do Povo Paulista intermediou 171 contratos de financiamento, somando mais de R$ 2,4 milhões destinados a pequenos negócios.
Entre os novos MEIs está Stefany Luiza, 30, que decidiu transformar sua paixão por doces em um negócio. "Sempre fiz doces para amigos e familiares. Quando percebi o quanto as pessoas elogiavam e encomendavam, decidi arriscar", conta.
Apesar dos desafios econômicos, como a inflação acumulada de 4,87% nos últimos 12 meses e a taxa de juros de 12,25% ao ano, Franca tem mostrado resiliência. O aumento no número de MEIs, aliado ao fortalecimento de programas de incentivo, indica um ambiente favorável para quem deseja empreender.
“É muito importante o registro porque você acaba conseguindo um crédito, tendo uma maquininha com um juros acessível. Então decidimos abrir por conta disso”, finalizou Stefany.
Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.