A Prefeitura de Campinas anunciou nesta quinta-feira (19) a suspensão da instalação do alambrado no corpo d’água da Lagoa do Taquaral e a remoção dos 100 metros de cerca que já haviam sido colocados. A decisão foi tomada para garantir a continuidade do manejo das capivaras que habitam o parque.
- Clique aqui para fazer parte da comunidade da Sampi Campinas no WhatsApp e receber notícias em primeira mão.
O manejo, iniciado em 26 de setembro, tem como objetivo o controle reprodutivo das capivaras, buscando reduzir o risco de febre maculosa, doença causada pela bactéria Rickettsia rickettsii, transmitida pelo carrapato-estrela. Até agora, 63 capivaras já foram esterilizadas.
Segundo o secretário de Serviços Públicos de Campinas, Ernesto Paulella, o alambrado interfere na ceva — alimentação controlada realizada em locais e horários específicos —, etapa essencial para capturar os animais antes da esterilização. “É necessário suspender o projeto da instalação do alambrado para concluir o manejo das capivaras”, explicou o secretário.
Próximos passos
O projeto do guarda-corpo será reavaliado e os materiais retirados serão armazenados para uso em outros espaços do município. O manejo das capivaras segue o plano aprovado pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil), garantindo que as ações estejam em conformidade com a legislação ambiental.
Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.