NA ARGENTINA

Jundiaí na Rede Mercocidades coordena Unidade das Infâncias

Por Redação |
| Tempo de leitura: 2 min
Divulgação / Prefeitura de Jundiaí
Jundiaí foi premiada pelo projeto “Ressignificando as experiências das mulheres abrigadas de Jundiaí”
Jundiaí foi premiada pelo projeto “Ressignificando as experiências das mulheres abrigadas de Jundiaí”

Coordenadora da Unidade Temática das Infâncias, a Prefeitura de Jundiaí esteve presente na XXIX Cúpula da Rede Mercocidades, qua aconteceu em Esteban Echeverría, Argentina, no início deste mês, presidindo o primeiro encontro presencial do grupo de trabalho focado nas crianças. Jundiaí também recebeu premiação por projeto desenvolvido na Assistência Social.

“Os investimentos realizados nas infâncias e as políticas implementadas a partir do programa municipal Cidade das Crianças tornaram Jundiaí uma referência internacional no tema. A atuação na Mercocidades é mais uma forma de potencializar o alcance das ações locais e fortalecer as políticas públicas e serviços ofertados à população de Jundiaí”, comentou o prefeito Luiz Fernando Machado.

Representando a cidade na coordenação da Unidade Temática, o assessor da Unidade de Governo, Rafael Andreotti, apresentou o panorama das ações realizadas ao longo do ano de 2024, que incluíram três reuniões on-line abordando temas relacionados à prevenção de violências, inclusão e deficiências e governança e dados, sempre voltados para as infâncias. Participaram do encontro presencial representantes de cidades do Brasil, da Argentina e do Peru, que apresentaram propostas para as temáticas a serem trabalhadas no ano de 2025, com destaque para a segurança alimentar infantil.

Na ocasião, Jundiaí também participou das reuniões do Conselho e da Assembleia da Mercocidades, principais órgãos deliberativos da Rede, além da reunião do Congresso Mundial do Fórum de Autoridades Locais da Periferia (FALP), debatendo em conjunto com cidades da América Latina, Europa e África novas formas de angariar maiores investimento e apoio técnico aos municípios dessas regiões.

Ao final do evento, representada pela assistente social Sileni dos Santos, Jundiaí obteve destaque com o projeto “Ressignificando as experiências das mulheres abrigadas de Jundiaí”, que promove a ressocialização das mulheres vítimas de violências acolhidas pela Casa Sol por meio da distribuição de benefício social de R$ 200 mensais via Cartão +Alimentação Jundiaí, distribuído pela Unidade de Gestão de Assistência e Desenvolvimento Social (Ugads).

Criada em novembro de 2023 por iniciativa da Rede Jundiaí de Cooperação, vinculada à Unidade de Gestão de Governo e Finanças, a Unidade Temática busca promover a troca de experiências e políticas de sucesso com enfoque no desenvolvimento infantil, criando e reforçando a colaboração entre cidades da região.

Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Comentários

Comentários