A FAB (Força Aérea Brasileira) anunciou a aquisição de um segundo Sistema Modular Aerotransportável de Combate a Incêndios (MAFFS II), ampliando sua capacidade de atuação no enfrentamento de incêndios florestais. O contrato firmado com a Embraer dobra o número de sistemas disponíveis na frota de aeronaves multimissão KC-390.
Clique aqui para fazer parte da comunidade de OVALE no WhatsApp e receber notícias em primeira mão. E clique aqui para participar também do canal de OVALE no WhatsApp.
O MAFFS II, que pode ser instalado rapidamente em qualquer aeronave da frota KC-390, permite o lançamento de até 12 mil litros de água em apenas sete segundos por voo, proporcionando uma resposta rápida e eficaz em situações de emergência.
Desde sua introdução, o MAFFS II demonstrou eficácia em operações de combate a incêndios em todo o Brasil, segundo o Tenente-Brigadeiro-do-Ar Marcelo Kanitz Damasceno, Comandante da Aeronáutica.
"O sistema tem demonstrado alta capacidade de resposta em situações emergenciais nas diversas regiões do País. O KC-390 equipado com o MAFFS II já lançou mais de um milhão de litros de água este ano, em mais de 100 voos. A decisão de ampliar essa capacidade reflete a eficiência do sistema e a crescente demanda por soluções dessa natureza", afirmou Damasceno.
O presidente e CEO da Embraer Defesa & Segurança, Bosco da Costa Junior, destacou a versatilidade do KC-390 nas operações. "O KC-390 tem provado seu valor em missões essenciais, como o combate a incêndios no Pantanal, na Amazônia e em São Paulo. Com esta nova aquisição, a FAB dobrará sua capacidade de atuação e continuará atendendo com eficiência as necessidades do País", disse o executivo.
Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.