A criança de 6 anos atacada por três cachorros no Jardim Alvorada, zona sul de Franca, nesta terça-feira, 17, já está em casa se recuperando dos ferimentos e recebendo medicamentos contra raiva. No entanto, os pais da menina e moradores da região estão revoltados e pedem providências urgentes aos órgãos competentes para o recolhimento dos animais, que ficam soltos na rua Zeferina Simões, perambulando pelo bairro.
A família da criança mora a cerca de 100 metros da residência de um morador que alimenta os cães de grande porte. Nesta quarta-feira, 18, o pai da vítima, Egnaldo Borges de Oliveira, montador de estruturas, contou que precisou da ajuda de um sobrinho para salvar sua filha.
"Se não fosse eu, sem dúvida minha filha não teria resistido, porque foram três cachorros atacando. Se meu sobrinho não tivesse chegado na hora para me ajudar, eu não conseguiria, porque eles são grandes", relatou Egnaldo.
A criança foi mordida nos braços, pernas e bumbum. Após o ataque, ela foi socorrida e levada para a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) do Aeroporto, onde recebeu a vacina contra a raiva. A menina ainda precisará tomar mais três doses do medicamento.
Egnaldo descreveu o momento de desespero ao retirar os cães de cima da filha, que gritava muito. "Eles não a mataram porque eu cheguei na hora. Meu sobrinho também ajudou. Mais um minuto sem nenhum adulto perto e eles a teriam matado. Quando ela caiu ao chão, os cães continuaram atacando, são grandes."
O pai também relatou que ataques semelhantes são recorrentes no bairro, protagonizados pelos mesmos cães, que já atacaram outra filha sua, de 11 anos. “Alguém precisa retirar esses cachorros da rua. Será que vão esperar o pior, alguém morrer? Se eu não tivesse chegado a tempo, minha filha seria uma vítima fatal. Esses cachorros precisam ser recolhidos e observados também", cobrou Egnaldo, que mora no bairro há mais de dois anos. “Queremos uma resposta, uma solução, já que a gente não pode fazer nada com esses cachorros.”
A reportagem procurou a Prefeitura para saber quais providências podem ser tomadas em relação ao recolhimento dos cães. Em nota, a administração respondeu: “O Canil Municipal informa que o animal reconhecido como 'comunitário' será recolhido para fins de esterilização, registro e devolução à comunidade de origem, após identificação e assinatura de termo de compromisso de seu cuidador principal. Não compete ao Canil Municipal acolher animais em situações que não sejam de maus-tratos.”
Os cachorros que atacaram a criança e vêm causando pavor aos moradores do Jardim Alvorada permaneciam no local do ataque até esta quarta-feira, 18.
Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.
Comentários
9 Comentários
-
Antonio 1 hora atrásTem uma solução....talvez a melhor...
-
777 6 horas atrásOnde está a vereadora defensora dos animais????
-
ALEXANDRE CESAR LIMA DINIZ 6 horas atrásÉ muito importante o poder público ter sensibilidade no trato dos problemas dos cidadãos para evitar a disseminação da cultura de se fazer justiça. No caso não são cães comunitários, são cães não adestrados que fazem.aquilo que é da natureza, atacar a presa, na natureza os animais caçam as presas doentes, feridas, \"filhotes\", ou seja, aquelas que oferecem menos risco ao predator. A prefeitura tem que antes garantir a segurança da comunidade humana. Se a prefeitura não tomar providência eficaz corre o risco da população matar os cachorros. O município não pode se omitir, é importante responsabilizar quem falou tamanha bobagem que põe em risco a vida de crianças e idosos do bairro. Agora que o município sabe do fato se não apreender os animais, se apreender e soltar novamente e acontecer outro fato a responsabilidade será de quem tem o dever de, antes de tudo, proteger o cidadão.
-
luciano 9 horas atrásdeve procurar a veradoa lindsey cardoso,era que protege animais de rua !
-
Joana Darc 10 horas atrásÉ mais um exemplo da falta de educação do homen causando o abandono de um ser inocente que não sabe se defender,e digo das duas partes da criança e do cachorro,pois se o cachorro está aí alguém que foi irresponsável pra adotar e não cuidar e da criança também pra estar sozinha na rua
-
José Roberto 15 horas atrásManda esses cachorro para casa da Lindsay Cardoso
-
APARECIDO DONIZETE NUNES 17 horas atrásCade a Vereadora que cuida da Proteção Animal.
-
Willy Alves De Souza 17 horas atrásAi se fosse o contrário, os justiceiros da internet já estariam aqui dando chilique. E não estou defendendo agressão contra os animais, eles também são seres vivos que merecem cuidado e amor, mas uma coisa dessas não pode acontecer. Espero que a criança melhore e isso não aconteça com mais ninguém.
-
aparecida donizete de freitas 17 horas atrásOs cães ja vivem em situação de abandono, como emtodos os bairros existem. O Município não tem um trabalho para evitar isso, como um abrigo, ou apoio as protetoras. São animais defendendo seu território, ermbora isso não justifique o que a criança sofreu. Agora o que uma criança de .6. anos estava fazendo na rua? Não deveria estar em casa sob a proteção de seus familiares?