NOVO ANO LETIVO

Franca anuncia calendário de 2025 com novidades na educação

Por Bruna Góis | da Redação
| Tempo de leitura: 2 min
Divulgação/Prefeitura
Cerca de 30 mil alunos da rede municipal de Franca devem retornar às aulas em 2025
Cerca de 30 mil alunos da rede municipal de Franca devem retornar às aulas em 2025

As férias chegaram para 30 mil estudantes, e a Secretaria de Educação de Franca concluiu o ano letivo de 2024. O calendário para o próximo ano na rede municipal de ensino já foi anunciado por meio do Diário Oficial desta terça-feira, 16. A programação inclui as datas de início e término das aulas em escolas e creches municipais.

Com o encerramento das atividades escolares, aproximadamente 30 mil alunos estão de férias. Entre eles, 16.442 estão matriculados no ensino fundamental I, 12.100 em creches e 1.422 no EJA (Educação de Jovens e Adultos). O ano de 2025 contará com cerca de 200 dias letivos para todas as modalidades, incluindo o EJA e o CESUM (Centro de Ensino Supletivo Municipal “Profª Climene Novelino Abdala”).

A secretária de Educação, Márcia Gatti, avaliou 2024 como um ótimo ano, especialmente pelos avanços no setor. Um dos destaques mencionados foi o Selo Ouro do Ministério da Educação, recebido pela cidade neste ano em reconhecimento à alfabetização precoce das crianças.

Em 2021, apenas 75% dos alunos do 3° ano alcançavam a base alfabética. Já em 2024, o índice subiu para 94%. “Os resultados de 2024 refletem um trabalho contínuo e integrado entre a Prefeitura, escolas, professores, famílias e alunos. A alfabetização mais precoce é essencial para garantir o sucesso futuro das crianças”, afirmou Márcia.

Outro destaque foi o prêmio do Programa Alfabetização Responsável (PAR), além da implementação de novas iniciativas na Educação Infantil, como as aulas de inglês, o Programa Tempo Todo – com ensino integral em nove escolas – e o uso da plataforma Educacross, responsável por estimular o aprendizado de Língua Portuguesa e Matemática através de jogos. A plataforma contabilizou a conclusão de 25 milhões de desafios e possui reconhecimento internacional.

Retorno às aulas em etapas

Os professores e servidores ligados à educação retornarão ao trabalho na segunda quinzena de janeiro para o planejamento pedagógico. Os primeiros alunos a voltarem às aulas, no dia 3 de fevereiro, serão os das creches das Fases I e II, além das creches que atendem o berçário e o maternal. Já no dia 10 de fevereiro, será a vez dos alunos do Ensino Fundamental I (1° ao 5° ano).

Ao longo de janeiro, as matrículas para novos alunos e transferências poderão ser realizadas. Os pais e responsáveis devem procurar diretamente as secretarias das escolas ou creches próximas às suas residências.

Novidades para 2025

Novas escolas da rede municipal serão inauguradas em 2025 nos bairros Jardim Adelinha e Nadeide Scarabucci, com capacidade para atender mais de 600 alunos. Unidades de creches-escolas no Residencial Copacabana e na Vila Nossa Senhora das Graças (Pacaembu) também estão previstas para serem entregues no próximo ano.

“Estamos otimistas para 2025, com novos projetos e mais estrutura para atender à população. Seguiremos trabalhando para que a educação de Franca continue avançando”, concluiu Márcia Gatti.

Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Comentários

Comentários