A Acif (Associação do Comércio e Indústria de Franca) será homenageada nesta quinta-feira, 12, com uma Moção de Aplausos da Câmara Municipal de Franca, em celebração aos 80 anos de história, completados em 2024.
O evento será realizado às 20h, no auditório do Senai. Antes da homenagem, o presidente da associação, Fernando Rached Jorge, participou do programa A Hora É Essa! da Rádio Difusora.
História da entidade
Fundada em 8 de setembro de 1944, a Acif surgiu quando 130 empresários se uniram para combater a ameaça de desativação das ferrovias. Esse movimento marcou o início da associação, que se consolidou ao longo de oito décadas como protagonista em Franca e região.
"A Acif participou efetivamente da criação do núcleo do calçado tecnológico e do projeto do Teatro Municipal. O Sindifranca (Sindicato da Indústria de Calçados de Franca) nasceu dentro da nossa associação. Além disso, nos anos 1980, o Pró-Criança foi responsável por erradicar o trabalho infantil na indústria", destacou Rached.
Atualmente, a associação reúne quase 4 mil associados e oferece mais de 25 serviços. Em 2005, a Câmara Municipal aprovou uma lei complementar que reconheceu a Acif como uma "associação de utilidade pública municipal", devido ao seu papel em beneficiar tanto seus membros quanto a comunidade.
"Apoiamos o basquete cadeirante, a Apae (Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais) e diversas outras iniciativas. A Acif é uma entidade muito querida e com muito prestígio", completou Rached.
Foco no pequeno e médio empresário
Participante ativo da Acif há 16 anos, Rached já atuou nas diretorias administrativa, financeira e comercial, sendo esta última sua área de atuação profissional. Agora, como presidente, ele mira o futuro da associação: "Nosso foco é o pequeno e médio empresário. O gigante não precisa disso. Queremos olhar para frente, entender o que aconteceu com a China e aplicar o que for possível para fortalecer os negócios locais".
Entre os serviços oferecidos pela Acif, estão um departamento jurídico que orienta sobre temas como preenchimento de notas promissórias e renovação de contratos de aluguel. A atual gestão também criou uma agência de desenvolvimento que oferece aos associados preços competitivos para criação de sites e outros serviços, além de contar com um setor de marketing.
Rodada de Negócios
Outro destaque é a Rodada de Negócios Internacionais, que busca conectar empresas locais com compradores estrangeiros. "Estamos estudando a viabilidade de realizar a terceira edição, trazendo 30 empresas de Franca e 30 compradores internacionais para fechar negócios aqui", explicou.
Rached também anunciou novidades para o próximo ano, como a FBR do Café, uma feira voltada ao agronegócio. "Vamos realizar uma edição internacional, trazendo compradores de fora do país para adquirir café produzido em Franca", afirmou.
A Moção de Aplausos foi proposta pelo vereador Daniel Bassi (PSD) e celebra a trajetória e o impacto da Acif em Franca e região.
Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.