O Hemocentro de Franca realizou nesta quinta-feira, 12, uma campanha especial de doação de sangue, com o objetivo de encerrar o ano de 2024 de forma positiva. A ação faz alusão à data (12/12), que, somada, resulta nos dois últimos dígitos do ano (24), incentivando a reflexão sobre o impacto da solidariedade. Nesta quinta, o atendimento na unidade localizada na avenida Dr. Hélio Palermo, 4.181, Recanto do Itambé, região leste de Franca será até as 13h.
Com a intenção de atrair mais doadores em um período em que as doações costumam ser mais baixas, a unidade aposta no espírito natalino. "Você pode aproveitar para doar sangue e dar um novo significado à vida de alguém! Seja presente neste Natal!", destacaram nas redes sociais.
Segundo a agente de Captação e Comunicação Social Elaine Dias Gimenes, durante este ano, foi difícil chegar à quantidade ideal para atender Franca e região. "Os desafios têm sido constantes, visto que ainda não encontramos um meio de aumentar as coletas de sangue. Já estamos abrindo em horário especial duas vezes por mês". Na primeira e terceira quarta-feira de todo mês, o núcleo funciona das 7h às 19h. Para 2025, avalia abrir em horário estendido uma vez por semana.
No mês de novembro, a expectativa era chegar a 1.250 bolsas coletadas, mas, mesmo com os incentivos e celebrando o Dia Nacional do Doador de Sangue, as doações ficaram em 900 bolsas.
Os tipos sanguíneos mais raros são os com menor estoque. Segundo Elaine, apenas 9% da população é O-, 8% possui o tipo A-. Já 36% da população é do tipo O+. "Ele (O+) serve para qualquer paciente, que seja RH+, e a demanda é grande".
Horário de atendimento:
- Segunda-feira: 7h-13h
- Terça-feira: 7h-13h
- Quarta-feira: 7h-13h
- Quinta-feira: 7h-13h
- Sexta-feira: 7h-13h
- Sábado: 7h-11h
- Domingo: Fechado
Horários especiais do fim de ano:
- 24/12: das 7h ao meio-dia
- 25/12: unidade estará fechada
- 26/12: do meio-dia às 16h
- 31/12: das 7h ao meio-dia
Já no próximo ano, a unidade voltará a atender no dia 2 de janeiro do meio-dia, às 16h.
Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.