DESTAQUE

Franca tem recorde de 102 mil trabalhadores com carteira assinada

Por Hevertom Talles | da Redação
| Tempo de leitura: 2 min
Divulgação
Franca nunca teve tantos trabalhadores no mercado formal de trabalho
Franca nunca teve tantos trabalhadores no mercado formal de trabalho

Franca chegou ao maior número de pessoas empregadas com carteira assinada em toda a sua história, neste ano de 2024. A cidade contabiliza 102.408 pessoas registradas no mercado formal de trabalho. Somente neste ano - até outubro -, 6.151 vagas foram criadas com carteira assinada.

As contratações em 2024 são lideradas pelos setores da indústria, serviços e comércio, enquanto agropecuária e construção civil enfrentaram saldos negativos. Os dados são do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) do Ministério do Trabalho.

Desempenho por setores

Neste ano, o setor industrial teve um saldo de 3.692 vagas. Além do tradicional setor calçadista, segmentos como alimentos, vestuário e químico foram cruciais para esses resultados.

Nos serviços, empresas de saúde, educação e atividades técnicas criaram 2.036 vagas, enquanto o comércio contribuiu com 878 postos de trabalho, com destaque para o varejo de calçados, vestuário e alimentos. Em contrapartida, agropecuária (-59 vagas) e construção civil (-396 vagas) enfrentaram retrações

O economista Deyvid Silveira, da Secretaria de Desenvolvimento da Prefeitura de Franca, analisa que o saldo de crescimento é reflexo da recuperação econômica e do crescimento sustentado nos últimos anos, em especial após a pandemia.

Para ele, esse cenário de crescimento e diversificação coloca Franca como um exemplo de recuperação econômica pós-pandemia e de planejamento estratégico. A cidade não apenas recuperou-se dos impactos econômicos adversos, mas também posicionou-se para um futuro mais resiliente e diversificado, com setores tradicionais e emergentes contribuindo para a sua pujança econômica.

“Em um Brasil que avança gradativamente na redução do desemprego, Franca destaca-se como um modelo de desenvolvimento sustentável e adaptável, refletindo o potencial das economias regionais em superar desafios e construir um legado de inovação e crescimento econômico contínuo”, diz Deyvid Silveira.

Evolução do estoque de emprego

Os dados mostram o crescimento consistente do estoque de empregos formais em Franca:

  • 2021: 90.728 postos de trabalho.
  • 2022: 96.003 postos.
  • 2023: 96.257 postos.
  • 2024 (até outubro): 102.408 postos – recorde histórico.

Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Comentários

7 Comentários

  • Leandro 10/12/2024
    Darsio, olha os EUA a potência que é, lá não existe CLT, o funcionário pode ganhar salários melhores porque o patrão terá menos gastos com ele, o próprio trabalhador paga sua previdência, porque o americano também vai ficar velho um dia e se aposentar, tanto o patrão como o funcionário sairão ganhando com isso, mas cara perder tempo com vc, que só fala asneiras, vc não é PT, vc é PSOL que é extrema esquerda, o atraso dos atrasos, mil vezes pior que o PT, acorda para a realidade Darsio, a CLT caiu em uso graças a reforma trabalhista, que o PT e a esquerda foi contra, assim como foi contra o plano real que apesar de não ser a melhor moeda, nunca mais tivemos hiperinflação, aliás tudo o que é progresso nesse país o PT PSOl são contra, se acabar o pobreza no Brasil, PT e PSOL acaba de vez, vc é militante do PSOL, partido do extremo radicalismo, é só ver a sua fala
  • Darsio 09/12/2024
    Nossa, Leandro! Você fala em nome do trabalhador? Foi lhe dado esse poder? Quer dizer que, ter direitos trabalhistas é sinônimo de atraso? Como assim! Quer dizer que o trabalhador nunca envelhecerá e muito menos adoecerá a ponto de que num futuro ele não precise ter uma aposentadoria ou qualquer seguridade? O trabalhador não pode ter dia semanal de descanso e muito menos férias? Ele deve trabalhar a exaustão e, esquecer família, lazer, descanso etc.? Cara! Ou você é um desses que adora ficar grudadinho das genitálias do patrão ou é um desses que se quer tem capital próprio e se acha um grande empreendedor. Que tal um movimento para abolir a Lei Áurea?
  • Rubens 09/12/2024
    Fiz o \"L\".
  • FERNANDO 09/12/2024
    não entendo por que com alguns números positivos na economia, setor mais importante de um governo, a avaliação do Lula é tão negativa por parte dos eleitores. Pelo jeito, Lula pode fazer um ótimo governo que os bolsonaristas vão continuar criticando. Faz parte dessa bolha em que eles vivem
  • Leandro 09/12/2024
    Petralhada carteira de trabalho foi feito para manter as pessoas na pobreza, mas Graças a Deus de 72% em 2002 e hoje só é 48%, esses números em Franca equivale a 28,10% da população da cidade, a maioria do povo não quer saber mais de CLT e sindicato, as pessoas querem maiores salários e menos direitos.
  • Teresa Alberta Leone 09/12/2024
    Agradeço ao Lula por esses empregos. Pode falar a vontade, mas quando ele governa as pessoas trabalham.
  • Darsio 09/12/2024
    Não consigo entender. Não viramos uma Venezuela? Igrejas não foram fechadas? Moradores de rua não foram colocados para viverem em nossas casas? Não viramos um país comunista? Alô bolsonaristas! O que está acontecendo? Por qual motivo erraram nas suas previsões? Faltou bateria quando se comunicavam com extraterrestres via celular sobre a cabeça?