SAÚDE

Jovem com apendicite aguarda vaga para cirurgia em Franca

Por Hevertom Talles | da Redação
| Tempo de leitura: 1 min
Reprodução
Isabella Helena, de 14 anos, aguarda transferência para cirurgia de apendicite enquanto permanece internada no Pronto-socorro de Franca
Isabella Helena, de 14 anos, aguarda transferência para cirurgia de apendicite enquanto permanece internada no Pronto-socorro de Franca

A espera por vagas hospitalares continua sendo um problema crônico em Franca. Desta vez, uma jovem de 14 anos, Isabella Helena Ferreira Gimenez, está internada no Pronto-socorro “Dr. Álvaro Azzuz” desde a última quarta-feira (4), com um quadro grave de apendicite, aguardando transferência para realizar uma cirurgia de urgência.

Após exames médicos confirmarem a infecção e a necessidade de cirurgia, Isabella permanece internada, sob recomendação médica, aguardando vaga na Santa Casa.

“Só falam que não tem vaga na Santa Casa para a realização da operação. Isabella está com fortes dores, febre e nada é feito. Sabemos que, quando é diagnosticada inflamação de apêndice, a cirurgia tem que ser imediata, pois há risco de rompimento”, relata Maria Fernanda Neves Garcia, de 20 anos, familiar da jovem.

Nesta sexta-feira (6), por volta das 15h, Isabella ainda permanecia em jejum, aguardando transferência. “Está sem previsão até agora. Estamos super preocupados. Já não sabemos o que fazer, é angustiante”, desabafa Maria Fernanda.

Esclarecimentos da Prefeitura

Em nota, a Prefeitura de Franca informou que Isabella está sendo assistida pelas equipes médicas e de enfermagem do Pronto-socorro “Dr. Álvaro Azzuz”. Segundo a administração, a paciente foi inserida no Sistema Informatizado de Regulação do Estado de São Paulo (Siresp), responsável por gerenciar o acesso a leitos hospitalares conveniados ao SUS, e aguarda liberação da vaga para transferência.

Posicionamento da Secretaria Estadual de Saúde

A Secretaria Estadual de Saúde foi procurada para comentar o caso, mas ainda não respondeu à solicitação até o momento.

Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Comentários

9 Comentários

  • Fiscal do Mal 08/12/2024
    Se fosse antes da eleição ela já teria sido operada faz tempo.
  • EDUARDO TOZZI BONILHA 07/12/2024
    Apendicite é caso agudo, de resolução cirúrgica. Não dá para esperar. Torcendo pela Isabella!
  • ALEXANDRE CESAR LIMA DINIZ 07/12/2024
    Tarcinico está sendo muito eficiente em matar jovens paulistas.
  • Eliane 07/12/2024
    A saúde pública está em estado de calamidade triste realidade.
  • Darsio 07/12/2024
    Pagamos caro pela transformação de direitos básicos e constitucionais em mercadorias a serviço dos interesses lucrativos do mercado. É muita grana repassada pelo Estado a iniciativa privada e, mesmo assim os serviços são encarecidos, precários e dificultados a quem mais precisa. Assim está acontecendo na saúde, na educação e, pasmem... até mesmo na morte. Já há cidades em que os cemitérios estão sendo privatizados e os defuntos, melhor dizendo seus parentes, que não pagarem as altíssimas taxas, vão todos para uma vala comum. A fome por lucro do tal mercado não tem limites!!!
  • Darsio 07/12/2024
    Um problema seríssimo de saúde que requer rápida intervenção cirúrgica e, tanto o governo estatual como o prefeito procuram se isentar das responsabilidades. Aliás, esses dois anos mostram que para Tarcísio de Freitas, educação e saúde, são duas áreas que não merecem a mínima atenção. E ainda dizem que somos uma das melhores cidades em qualidade de vida? Qualidade para quem mesmo cara pálida?
  • Odair da Silva 06/12/2024
    Cadê saúde em. Trem tá feio. Povo torce pra não fica doente porque tá feio. E essa estória que tem arumã leito e povo capital. Cadê prefeito. Gosta saúde
  • Colmanetti 06/12/2024
    Pessoas brincando de fazer medicina fica esperando a menina chegar ao extremo de dor correndo risco de vida para tomar providência franca infelizmente sempre saindo em notícia negativa ainda bem que saiu essa notícia para ser usada pela família contra a prefeitura pq saúde de acordo com alei é um direito de todos está sendo negado um direito dela passar por cirurgia e ficar bem família tem que buscar que a lei seja cumprida
  • OTávio 06/12/2024
    E ainda reelegeram o prefeito que era secretário de saúde e que só fez cáca nos 2 últimos mandatos.