Denúncia feita por um morador da área rural de Sacramento, nessa quinta-feira, 28, revela uma prática preocupante: o descarte irregular de carcaças de animais mortos nas margens de estradas. Segundo o denunciante, alguns produtores rurais têm descartado os restos de animais na estrada que liga Sacramento ao distrito de Cocal.
O denunciante declarou que moradores da região estão coletando todas as informações necessárias, como fotos e marcas dos animais, para formalizar uma denúncia aos órgãos competentes.
A prática de abandonar animais mortos de forma inadequada configura crime ambiental, conforme o Artigo 54 da Lei 9.605/98. Além de contaminar o solo e oferecer riscos à saúde humana e animal, o descarte irregular pode resultar em pena de reclusão de 1 a 4 anos, além de multa.
Para evitar danos ambientais e legais, a orientação é buscar o auxílio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) ou da prefeitura do município, que pode orientar sobre as formas adequadas de descarte. Algumas propriedades já possuem locais isolados e cercados para esse fim, prática recomendada para situações como morte por ataques de animais, picadas de cobra ou consumo de plantas tóxicas.
A denúncia feita em Sacramento foi formalizada na ouvidoria municipal.
Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.