RECLAMAÇÃO

Paciente com câncer sofre com kit de colostomia inadequado

Por Hevertom Talles | da Redação
| Tempo de leitura: 2 min
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Camila Caroline Veiga da Silva, de 33 anos, está em tratamento de câncer e faz uso de kit de  bolsa de colostomia
Camila Caroline Veiga da Silva, de 33 anos, está em tratamento de câncer e faz uso de kit de bolsa de colostomia

Camila Caroline Veiga da Silva, de 33 anos, moradora de Franca, enfrenta uma batalha contra um câncer de intestino desde o início de 2023 e depende do uso de uma bolsa de colostomia. Entretanto, ela tem enfrentado dificuldades com a qualidade do material fornecido pelo SUS, considerado inferior ao que era disponibilizado anteriormente.

Além do desgaste físico e emocional causado pelo tratamento do câncer, o kit atualmente fornecido apresenta vazamentos e causa ferimentos no local do tratamento, agravando ainda mais sua situação.

“Já faz quatro meses que minha irmã não está recebendo o kit correto. Chegamos lá e entregam outro, que machuca toda a pele dela. O material não fica colado na barriga nem por um dia”, relata Tatiane Fernanda Veiga da Silva, de 31 anos, irmã de Camila.

Tatiane também explica que, devido à qualidade inferior do material, a placa do kit estoura, causando o vazamento de fezes pelo corpo. “Isso aconteceu com ela dentro de uma agência bancária. Ela ficou sem saber o que fazer de tanta vergonha”, completa.

Segundo Tatiane, ao questionar no Núcleo de Gestão Assistencial (NGA) o motivo da entrega do material inferior, foi informada de que o melhor kit está em falta e que o departamento de saúde não está realizando a compra.

A família de Camila não tem condições financeiras para adquirir o material por conta própria, com custo médio de R$ 1 mil.

Em nota, a Prefeitura de Franca afirmou, por meio da Secretaria de Saúde, que a responsabilidade pela aquisição do material é do Governo do Estado de São Paulo. “O município apenas realiza a entrega do produto aos pacientes”, informou. A Prefeitura também detalhou que um novo lote foi providenciado e deve ser entregue nos próximos dias.

A Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo foi procurada para comentar o caso e informou que irá apurar a reclamação.

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Comentários

1 Comentários

  • Antonio Osmar Bonacini 29/11/2024
    E verdade esta muito complicado mesmo estou passando pelo mesmo problema, quando questionamos apenas dizem que esta em falta de material, e o atendimento e outra coisa desastrosa e o chamado empurra com a barriga tipo este ai já era ate acho tem razão, pois o nosso estado realmente e paliativo mesmos. Afinal .