A tarde desta quarta-feira (27) registrou a maior temperatura máxima do mês de novembro de 2024 na cidade de São Paulo, com 33,6°C de média. E a previsão do CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas) da Prefeitura de São Paulo indica que este calor vai continuar nesta quinta (28).
Os dados mostram que o dia terá sol forte e calor até o fim da tarde, quando a propagação de áreas de instabilidade deve provocar pancadas de chuva com potencial para trovoadas, rajadas de vento e formação de alagamentos na região metropolitana. As precipitações significativas podem se estender para as primeiras horas da noite.
Em relação à temperatura, a mínima deve ficar na casa dos 21°C no início da manhã e máxima deve ser 34°C à tarde. No entanto, devido ao tempo seco, em alguns pontos os termômetros podem registrar temperaturas ainda mais altas, como ocorreu nesta quarta na Vila Mariana, na zona sul, onde foi registrada a maior máxima absoluta: 35,4°C.
As pancadas de chuva também devem elevar o acumulado do mês. Segundo o CGE, novembro acumulou até esta quarta-feira 119 mm de chuva, o que corresponde a aproximadamente 87,7% dos 135,7 mm esperados para o mês.
O tempo no interior será semelhante ao da capital, apenas mais quente. Em Ribeirão Preto, Bauru e Campinas, por exemplo, a máxima desta quinta pode superar os 35°C; em São José do Rio Preto e São José dos Campos, 34°, e em Franca, 33°C. No litoral, as máximas devem ficar na casa dos 32°C. Em todas essas regiões, a previsão é de pancadas de chuva entre o fim da tarde e a noite.
Na sexta-feira (29), passa pelo litoral paulista uma nova frente fria, o que deve manter o tempo instável na faixa leste paulista. Por conta disso, o céu fica nublado pela manhã e a sensação será de tempo abafado. A partir do meio da tarde, as instabilidades ganham força e há potencial para chuva moderada a forte e formação de alagamentos, cenário que deve permanecer também no sábado (30) e na manhã de domingo (1º). A chuva deve parar apenas na tarde de domingo.
Revôncavo baiano e região sul têm previsão de temporais
As fortes chuvas em Salvador que causaram deslizamentos de terra e deixaram uma pessoa morta na manhã desta quarta-feira devem continuar nesta quinta, segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia).
O instituto divulgou um alerta laranja de grande perigo para o acumulado de chuvas no Recôncavo Baiano e litoral norte do estado, com possibilidade de precipitação ente 50 e 100 mm por dia e risco de alagamentos, deslizamentos e transbordamentos de rios, além de rajadas de ventos de até 100 km/h.
Esta é a mesma situação de grande parte da região Sul, englobando todas as serras gaúcha e catarinense até o sul do Paraná, que também podem enfrentar queda de energia elétrica, estragos em plantações e quedas de árvores.
Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.