IMUNIZAÇÃO

Franca intensifica vacinação e combate dengue e Covid-19

Por Bruna Góis | da Redação
| Tempo de leitura: 2 min
Arquivo/GCN
A cidade já imunizou mais de 87% das crianças contra a poliomielite; no combate à dengue, agentes reforçam visitas em residências
A cidade já imunizou mais de 87% das crianças contra a poliomielite; no combate à dengue, agentes reforçam visitas em residências

Após meses de esforços, Franca atingiu uma cobertura vacinal contra a poliomielite de 87,91% nesta terça-feira, 26. Esse resultado foi possível devido a diversas estratégias adotadas na cidade, como o Dia D e ações em escolas e creches municipais. No entanto, o número de suspeitas de dengue aumentou neste mês. Já em relação à Covid-19, foram confirmados apenas 37 novos casos.

Os atendimentos para vacinação de rotina, contemplados pelo Programa Nacional de Imunizações, seguem disponíveis em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), que funcionam das 8h às 19h para atender a população francana. A meta da Secretaria de Saúde é vacinar mais 680 crianças contra a poliomielite, além de manter as ações de controle para dengue e Covid-19.

Dengue

Neste mês, a cidade registrou 152 notificações de dengue, das quais 48 foram descartadas e apenas 2 confirmadas. Outras 102 aguardam análise. De acordo com a Secretaria de Saúde, com a chegada do período de chuvas, as ações de combate ao Aedes aegypti estão sendo intensificadas, incluindo visitas diárias de agentes de controle de vetores a residências e comércios. A vacinação contra a dengue segue disponível para crianças de 10 a 14 anos.

As autoridades reforçam a importância da imunização para prevenir sintomas graves e proteger a saúde coletiva, especialmente no período de chuvas, que favorece a proliferação do mosquito transmissor.

Covid-19

Em novembro, Franca registrou 37 novos casos de Covid-19 e 416 resultados negativos. Desde o início da pandemia, em 2020, a cidade acumula 105.806 casos confirmados até esta terça-feira, 26. As vacinas contra o coronavírus permanecem disponíveis para crianças a partir de 6 meses até 4 anos, além de grupos prioritários como idosos, gestantes, imunocomprometidos e trabalhadores da saúde.

Poliomielite

Após meses de esforços, Franca avançou na imunização contra a poliomielite, atingindo nesta terça-feira, 26, uma cobertura de 87,91%, com 10.330 doses injetáveis e 5.697 doses orais aplicadas, totalizando 16.027 crianças imunizadas. Para alcançar a meta de 100%, restam 680 crianças a serem vacinadas. A vacinação segue disponível para todas as crianças menores de 5 anos.

Vacinação reforçada

Todas as vacinas do calendário de rotina continuam disponíveis nas UBSs, das 8h às 19h. As campanhas atuais priorizam a imunização contra a gripe, cuja vacina está acessível ao público geral. Contra a Covid-19, as doses monovalentes XBB estão disponíveis nas UBSs dos bairros Ângela Rosa, Estação, Aeroporto I, Brasilândia, São Sebastião, Leporace e Horto. Além dessas prioridades, as demais vacinas permanecem disponíveis para imunizar toda a população francana.

Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Comentários

1 Comentários

  • Darsio 01/12/2024
    Tenho uma dúvida! Tomar a vacina me transformará em jacaré? Sabe como é, pois em contato com os extraterrestres via celular sobre a cabeça, dizem os bolsonaristas que esse perigo realmente é plausível.