O subsecretário de Desenvolvimento Urbano do Estado de São Paulo, José Police Neto, visitou Franca nesta terça-feira, 19, para diplomar os delegados locais que serão responsáveis por levantar propostas de melhorias para a região.
Franca realizou a Conferência das Cidades em 2024, com o objetivo de identificar políticas públicas necessárias para melhorar a vida da população. Os delegados são homens e mulheres de diferentes setores da sociedade, que foram eleitos por entidades e instituições, para listar e apresentar essas demandas ao Estado.
"É muito importante fazer isso antes das eleições, porque o cidadão confere a cidade e conta para as autoridades públicas para que elas apresentem em suas propostas de governo como melhorar a cidade", disse Police Neto.
O evento desta terça-feira deu início ao programa de capacitação dos delegados que participarão da Conferência Estadual das Cidades. O encontro será realizado nos dias 27 e 28 de junho de 2025, no Memorial da América Latina, na capital paulista, com foco na discussão de políticas públicas em nível estadual.
"Será apontado se falta uma política pública de atenção aos idosos, se falta uma política pública de atenção à população em situação de rua ou se falta uma integração de saneamento e drenagem", exemplificou.
Essas políticas públicas nas cidades da região são encaminhadas para a etapa estadual, onde o Governo de São Paulo analisa, toma decisões e busca os recursos necessários para financiar os projetos.
Com a presença do prefeito reeleito Alexandre Ferreira (MDB), dez delegados foram nomeados. Veja a lista com os nomes abaixo:
- Elaíse Maria de Melo Barbosa
- Gian Carlo Fava
- Jorge Felipe Gonçalves Zanetti
- Marcelo Pini Prestes
- Marcos Reginaldo de Souza Silva
- Matheus Campos Frade Martins
- Maxwell Euzébio Ferreira
- Mônica Maria Nunes Teixeira
- Wagner Deocleciano Ribeiro
- Wolf de Oliveira Santos
Outros tópicos
Durante o discurso, o subsecretário abordou programas estaduais como Cidade Legal, que oferece suporte jurídico e técnico para a formalização de áreas ocupadas informalmente, e o Novo Casa Paulista, que auxilia famílias de baixa renda para compra de moradia.
Police Neto citou os desafios para renovação das regiões centrais das cidades, entre eles, a população de rua. "Não temos uma política pública bem desenhada para pessoas em situação de rua".
O subsecretário ressaltoua importância do planejamento. "Nós precisamos cada vez mais debatermos juntos como utilizaremos esses investimentos (...) só planeja quem tem acesso a dados e informações", completou.
Ele também refletiu sobre o futuro que a cidade pretende traçar. "Ninguém vai dizer que o calçado não foi importante para Franca. A questão não está no que foi importante no passado, mas o que será importante no futuro".
Além do subsecretário de Desenvolvimento Urbano e do prefeito de Franca, o evento contou com a presença da secretária Municipal de Desenvolvimento, Lucimara de Oliveira Correia do Prado; o coordenador da Subsecretaria de Desenvolvimento Urbano, Alexandre Gomes; e o vice-reitor da Uni-Facef, João Comparini.
Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.