BIDEN NO BRASIl

Avião do 'juízo final' está em Brasília

Por Da Redação |
| Tempo de leitura: 2 min
Divulgação/Governo dos EUA
Atualmente, os Estados Unidos possuem quatro exemplares do modelo e um deles já está preparado para entrar em ação,
Atualmente, os Estados Unidos possuem quatro exemplares do modelo e um deles já está preparado para entrar em ação,

As grandes potências mundiais estão investindo nos chamados “aviões do juízo final”, aeronaves que podem voar por vários dias sem precisar pousar. Estes modelos são adaptadas para se transformarem em postos de comando avançados em caso de guerras ou ataques nucleares.

Logo após o pouso de Joe Biden na Amazônia neste domingo (17), decolou rumo à capital federal o Boeing 747 que serve como “Avião do Dia do Juízo Final”.

O presidente dos EUA, Joe Biden, desembarcou no aeroporto de Manaus para iniciar os compromissos no Brasil. Da Amazônia, o democrata segue para o Rio, onde participa do G20.

Esses aviões não ficam exatamente no mesmo local onde o mandatário americano está. Mas estão sempre em alerta.

O Boeing 747-200, do mesmo modelo-base dos dois VC-25A que servem como “Air Force One” e estão no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, decolou de Curaçao para  Brasília, logo após Biden pousar em Manaus.

Atualmente, os Estados Unidos possuem quatro exemplares do modelo e um deles já está preparado para entrar em ação, em caso de necessidade. O avião possui 70,5 metros de comprimento, 59,7 de envergadura e 19,3 de altura. Ele consegue decolar com até 360 toneladas e ficar 12 horas voando sem ser reabastecido, chegando a uma altura de 0.091 metros (30 mil pés).

Batizada de E-4B Nightwatch, a aeronave da Força Aérea Americana (USAF) é um posto móvel de comando, normalmente utilizado pelo Secretário de Defesa em deslocamentos, mas que operaria em sua plena capacidade apenas quando os EUA fossem atacados diretamente, num cenário mais provável de Guerra Nuclear, por isto o apelido de “Avião do Dia do Juízo Final”.

O apelido de “aviões do juízo final” tem inspiração religiosa, já que o Dia do Juízo Final é quando Deus julgará toda a humanidade e a Terra deixará de existir como a conhecemos.

Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Comentários

Comentários